
Com energia, solidariedade e conscientização, Palmas e Gurupi receberam o Treinão Setembro Verde, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e da Central Estadual de Transplantes (CETTO). A iniciativa uniu esporte, lazer e informação sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A ação foi realizada no sábado, 27.
A programação foi pensada para envolver toda a comunidade. Houve alongamentos coletivos, corrida, caminhada, aulas de dança e sorteios de brindes, reunindo famílias, atletas amadores, profissionais de saúde e apoiadores da causa. O objetivo foi fortalecer a cultura da doação, lembrando que a decisão em vida e o diálogo com familiares são fundamentais para salvar vidas.
Em Palmas, o evento ocorreu na Praça dos Girassóis, em frente à SES-TO, e reuniu centenas de pessoas em uma manhã de interação e incentivo à prática esportiva. Além das atividades físicas, equipes da saúde levaram informações sobre transplantes, destacando que atualmente 285 pacientes aguardam por uma córnea no Tocantins.
“Esta mobilização é de extrema importância, pois reforça a conscientização das pessoas para o ato de doação de múltiplos órgãos. Sabemos das demandas existentes no Tocantins e com o sim das famílias, que mesmo no momento de dor, conseguem autorizar a doação, é possível salvar vidas de quem aguarda na fila, por um transplante”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.
Segundo a coordenadora da Cetto, Tatiana Oliveira, “este é o primeiro treinão de muitos que pretendemos realizar. Agradecemos a participação da comunidade que veio e, principalmente, dos parceiros que acreditaram em nosso projeto e nos ajudaram a tornar este evento possível. É um momento de conscientização para a doação de órgãos, um ato de amor que salva vidas”.
Já em Gurupi, o ponto de encontro foi o Parque Mutuca, onde grupos esportivos locais, famílias e parceiros se uniram à ação. A atmosfera foi de entusiasmo e engajamento, com ampla participação popular e apoio de voluntários. “O Hospital Regional de Gurupi é uma das unidades que realizam a captação de órgãos no Tocantins e participar deste evento é, sem dúvida, muito importante, pela causa que ele defende, que é a doação. Tenho certeza que os participantes saíram conscientes sobre como ser um doador de órgãos e poderão ser multiplicadores desta informação”, afirmou o diretor-geral do HRG, Fernando Mota.
Para Luzimeire Marinho Costa, esposa de um transplantado de fígado ainda na infância, falar sobre a doação é uma missão de vida. “Meu marido recebeu um fígado aos sete anos e, por isso, falar sobre doação de órgãos é muito importante. Não é um tema para ser lembrado só em datas especiais, mas todos os dias, porque todos os dias a fila de transplantes cresce. Esperar por um órgão é angustiante, às vezes é questão de poucos dias de vida, e tudo depende de uma família dizer ‘sim’. Graças a esse ‘sim’, hoje minha família está completa”, contou emocionada.
Empresas parceiras também marcaram presença. Para Tani Postal, representante da Pizza Ultra Leve, a iniciativa foi inspiradora. “É muito gratificante a gente participar desse evento de conscientização. Nossa empresa tem tudo a ver, porque temos um produto que leva mais saúde. Ficamos muito felizes em poder contribuir”, destacou.
O público em geral aprovou a iniciativa. Em Palmas, Raimunda Souza participou com amigos e ressaltou a alegria de estar no movimento. “Muito legal, foi muito divertido. Já pratico corrida regularmente e fiz questão de vir com as uma galera para participar”.
Saúde Estado de São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025
Saúde Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes
Saúde Um em cada 10 agentes penitenciários teve diagnóstico de depressão
Saúde SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025