
Uma noite dedicada à celebração da arte e do potencial do audiovisual tocantinense marcou o encerramento do Grande Prêmio do Cinema do Tocantins (CineToca), realizado na sexta-feira, 26, no CineSesc, em Palmas. O evento contou com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), via edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab)
Na cerimônia de premiação, a Secult foi representada pela assessora de gabinete Lara Faez. Ao entregar um dos troféus da noite, Lara destacou a importância do festival para o fortalecimento do setor audiovisual no Estado. “É uma grande satisfação estar aqui hoje. Parabenizo a todos pela organização deste festival e desejo que o nosso audiovisual siga crescendo, se fortalecendo e sendo cada vez mais valorizado e fomentado por diferentes meios. Não poderia deixar de destacar o quanto achei belíssima a escolha do troféu. Uma homenagem sensível e poderosa ao patrimônio cultural do nosso estado. Meus parabéns por essa iniciativa”, afirmou.
Uma das inovações da edição foi o Troféu Ritxòkò, escultura em metal maciço criada pelo artesão tocantinense José Soares, inspirada nas bonecas Karajá — patrimônio cultural imaterial do Brasil reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2012. A peça tornou-se símbolo do festival, homenageando e reinterpretando o patrimônio cultural indígena do Tocantins, além de representar resistência e ancestralidade, alinhando-se ao formato de grandes festivais de cinema do país.
Além do troféu, os vencedores receberam valores simbólicos em dinheiro. A entrega foi realizada pelos organizadores do festival, professores e convidados da área.
Premiações
Os grandes vencedores da noite foram: "Trilhas da História: Estrada dos Tropeiros Canela de Taquaruçu do Porto", de Andréia Lopes e Cristiano Viana, eleito pelo júri técnico como Melhor Documentário da Mostra Tocantinense; "Maria Izabel", dirigido por Kaká Nogueira, escolhido como Melhor Filme de Ficção da Mostra Tocantinense.
"Maria Izabel" retrata o drama de uma mulher de meia-idade confrontada com a perda de identidade após ser demitida. Protagonizado por Bell Gama, com participação especial de André Mattos, o filme acompanha a protagonista em um momento de medos, devaneios e incertezas, até que encontra força em sua ancestralidade como forma de recomeço.
Pedro Barbosa, representante da equipe de direção do filme, agradeceu a premiação. “Estamos realmente muito honrados com essa premiação. Foi um longa desenvolvido com muito carinho, acompanhei todo o processo de perto. Só tenho a agradecer por fazer parte deste evento incrível e por receber esse troféu tão bonito. Muito obrigado, de coração."
O documentário "Trilhas da História" resgata memórias da antiga estrada dos tropeiros que ligava a Vila Canela a Taquarussu do Porto. Ao explorar os trechos remanescentes dessa estrada, surgem relatos autênticos e cativantes de moradores locais que viveram e testemunharam o passado da região.
A diretoria Andréa Lopes, agradeceu o apoio das políticas de fomento à cultura. “Como eu sempre digo: ninguém faz nada sozinho. Este filme foi feito com muito amor e com a participação ativa do povo de Taquarussu Grande. Esta homenagem é resultado de um trabalho coletivo e também do apoio dos editais de Fomento à Cultura, que tornam possíveis filmes como este, que não são comerciais, mas que precisam existir e chegar ao público". Cristiano Viana agradeceu a toda equipe e ressaltou que "nada de cria sozinho".
Outras premiações da Mostra Tocantinense, definidas pelo júri técnico, incluíram: "Por Grades, o Caminho para a Liberdade", de Jorge Cardoso – Melhor Direção; "Navegando entre Caixas Pretas", de Gustavo Henrique – Melhor Montagem (André Araújo) e Melhor Som e Trilha Sonora (Heitor Martins e Fredrico Garibalde).
Na escolha do júri popular, o prêmio de Melhor Filme Tocantinense foi para "O Cavaleiro das Ruas", de Alexandre Reis. Já o Melhor Filme de Ficção da Mostra Nacional foi "Kaduki", dirigido por Tiago Minamisawa.
Festival
A segunda edição do Festival CineToca apresentou uma programação voltada à valorização do cinema independente, com 12 obras na Seleção Oficial 2025. A Mostra Nacional exibiu sete filmes selecionados pelo cineasta e curador Jeferson Silva, com produções de diversas regiões do país. Já a Mostra Tocantinense contou com cinco filmes escolhidos pelo produtor Alexandre Wacker, evidenciando a produção local.
Além das mostras competitivas, o festival promoveu sessões abertas ao público, rodas de conversa com realizadores e a cerimônia de premiação. Realizado nos dias 23, 24 e 26 de setembro, o CineToca recebeu 443 inscrições de todas as regiões do Brasil e se consolidou como uma importante plataforma de promoção do audiovisual no Tocantins e no país.
O júri técnico foi composto pela crítica de cinema Carolinne Macedo, o produtor Ânderson Fragozo e o professor Dr. Miguel Angel. Os organizadores Túlio de Melo e Leandro Alcântara agradeceram o apoio institucional e reafirmaram o compromisso com a continuidade do prêmio. “A partir de agora, nós nos comprometemos a realizar anualmente o nosso Grande Prêmio, um espaço permanente de exibição, valorização e promoção dos nossos realizadores, diretores e cineastas. Essa noite é muito especial. Não apenas porque vamos premiar os talentos que estiveram na competição, mas porque estamos afirmando, com convicção, que o nosso festival está à altura dos grandes prêmios e festivais de cinema do Brasil. É um marco que consolida o que construímos com tanto esforço e dedicação. E vale lembrar: o festival não termina aqui. Ainda neste ano, teremos a versão itinerante, que levará os filmes premiados a três municípios do estado do Tocantins, ampliando o alcance da nossa produção e democratizando o acesso ao audiovisual local,” concluiu Túlio.
Homenagem
Nesta edição, o festival também homenageou, pela primeira vez, uma personalidade: o jornalista e escritor Tião Pinheiro, reconhecido por sua trajetória no Tocantins e em Goiás, também atuante como poeta e compositor. Durante o evento, sua história foi destacada e um vídeo em sua homenagem foi exibido.
"Eu entendo a homenagem como algo coletivo. É impossível receber uma homenagem como esta, do audiovisual, celebrando 48 anos de carreira, e acreditar que foi algo conquistado sozinho. Por isso, não há falsa modéstia: recebo esta homenagem com orgulho, felicidade e alegria, mas reconhecendo que ela é, acima de tudo, o resultado de um trabalho coletivo.”
O festival contou ainda com a apresentação do projeto "Cinematografia Tocantinense", de autoria da cineasta, programadora e pesquisadora Elisângela Dantas. A pesquisa, também apoiada pela Secult via edital da Pnab, propõe um mapeamento das salas de cinema, realizadores, cineclubes, obras e histórias do cinema no Tocantins.
O evento contou com a presença do coordenador estadual do Ministério da Cultura no Tocantins, Cícero Belém, da presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luara Aquino, e do presidente do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins, Elpídio Neto, que prestigiaram a cerimônia e acompanharam a entrega dos prêmios.
Tocantins Com apoio da Secult, Araguatins recebe oficina de escrita criativa
Tocantins Governo do Tocantins busca reconhecimento da Ourivesaria de Natividade como Patrimônio Cultural do Brasil
Tocantins Governo do Tocantins avança com tratativas para execução do Ciclo 2 da PNAB no estado
Tocantins Secult convoca agentes e coletivos culturais para colaborar na programação da Teia Estadual de Pontos de Cultura do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins realiza Roda de Conversa em Natividade com apresentações de Suça em alusão ao Novembro Negro
Tocantins Em Brasília, Governo do Tocantins participa do 1º Encontro Nacional de Gestores da Rede Territórios da Cultura
Tocantins Governo do Tocantins divulga resultado da 1ª chamada de suplente do edital de Fomento a Projetos Continuados de Pontos de Cultura
Tocantins Governo do Tocantins promove sessões comentadas no 20º Festival de Cinema Italiano
Tocantins Promovida pelo Governo do Tocantins, exposição “Entre Gravuras e Traços” chega ao fim com grande visitação e reconhecimento do público