
O Governo do Tocantins realizou, de sexta-feira, 26, a domingo, 28, mutirões de cirurgias nos hospitais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), fortalecendo a assistência, garantindo atendimento em diversas especialidades e contribuindo para reduzir a fila da Central Estadual de Regulação.
No Hospital Regional de Araguaína (HRA), 18 pacientes foram contemplados com procedimentos de urologia e otorrinolaringologia. Os procedimentos cirúrgicos ocorreram na sexta-feira, 26, com oito cirurgias de urologia, e no sábado, 27, com 10 de otorrino. "Fico muito feliz em ver pacientes sendo atendidos e saindo da fila de espera. Essa é a missão do Sistema Único de Saúde: garantir acesso e dignidade a todos”, destacou a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa.
Entre os beneficiados, Elzi Alves dos Santos, de Babaculândia, contou que aguardava a cirurgia desde dezembro de 2024. “Eu estava com um cateter para tentar descer as pedras dos rins, mas não adiantou. Foi muito desconforto e dor. Agora, graças a Deus e à equipe do hospital, vou conseguir fazer a cirurgia. Estou muito aliviada e feliz por finalmente resolver esse problema”.
O paciente araguainense Odivaldo Honório Correia também comemorou: “Estou muito feliz que chegou a minha vez! Esperei bastante por esse procedimento, e agora tenho fé de que vai dar tudo certo. Só tenho a agradecer por essa oportunidade e pelo cuidado que estou recebendo”.
A mobilização também chegou ao Hospital e Maternidade Irmã Rita de Arapoema, que realizou 10 cirurgias ortopédicas e mais de 50 consultas de avaliação para procedimentos de cirurgia geral em apenas dois dias, ampliando o acesso da população da região Norte.
No Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT), a força-tarefa contemplou 16 crianças com cirurgias pediátricas, sendo seis na sexta-feira, 26, e outras 10 no sábado, 27.
“Durante o acolhimento das crianças do mutirão de cirurgias pediátricas, ouvimos dos pais e responsáveis o quanto o processo foi ágil e bem organizado. O espaço da brinquedoteca proporciona bem-estar e ajuda a reduzir a ansiedade durante a espera, já que as crianças ficam em jejum e assustadas com a ideia da cirurgia. Fazemos jogos, pinturas, filmes e a entrega de lembrancinhas como o ‘Certificado de Coragem’”, ressaltou a coordenadora do setor de Humanização do HRPT, Maisa Damaso.
No Hospital Geral de Palmas (HGP), 13 pacientes foram cirurgiados e um dos exemplos de superação foi o serralheiro Isaías Nascimento, que passou 63 dias internado após um acidente de moto. Depois de quatro cirurgias, realizou a última intervenção nesse domingo, 28. “Tenho que tirar o chapéu para a equipe. Fui muito bem cuidado e, se Deus quiser, já volto pra casa hoje”, frisou emocionado.
Saúde Estado de São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025
Saúde Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes
Saúde Um em cada 10 agentes penitenciários teve diagnóstico de depressão
Saúde SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025