
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou nesta quinta-feira, 25, de uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em Brasília/DF, para tratar dos interesses estratégicos do Tocantins nas áreas de energia e mineração. A reunião reforçou a parceria entre o Governo do Tocantins e o Ministério de Minas e Energia, com foco no planejamento para os próximos quatro anos, atraindo investimentos e fortalecendo setores estratégicos para a economia estadual e nacional.
Durante a reunião, foram apresentados os mapas geológicos já existentes, na escala de 1:500 mil, bem como foi discutida a necessidade de avançar para o detalhamento de 1:100 mil, em convênio com o Serviço Geológico Brasileiro. O levantamento mais preciso permitirá identificar com clareza o potencial das jazidas de potássio, calcário, terras raras e outras riquezas minerais presentes no estado.
O Tocantins possui áreas ricas em potássio e calcário, que formam Nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), um adubo mineral que reúne esses três elementos em diferentes proporções, dependendo da necessidade do solo e da cultura, além de jazidas de terras raras e grande potencial para pesquisas que podem atender parte significativa da demanda nacional, diminuindo a dependência de importações.
Laurez Moreira ressaltou as oportunidades estratégicas do Tocantins para impulsionar o desenvolvimento econômico. “O Tocantins tem um grande potencial na produção de energia e na área de mineração. Estamos ao lado do ministro Alexandre Silveira para priorizar a produção de energia e cuidar da mineração, pois temos tudo para que o estado seja o 5º maior produtor de minerais do país”, afirmou o governador.
O ministro Alexandre Silveira destacou o compromisso do governo federal com o desenvolvimento do setor mineral e energético do Tocantins. “Vamos planejar os próximos anos desse robusto potencial que o Tocantins tem na mineração, inclusive para a segurança alimentar do Brasil, com reservas de potássio e fosfato. No setor elétrico, o Tocantins também se destaca com grande potencial hídrico e para o agronegócio, que é a vocação do Estado. Com o apoio do presidente Lula, tenho convicção de que continuaremos desenvolvendo o Tocantins, tornando-o mais próspero, justo, inclusivo e preparado para o futuro”, informou o ministro.
Também participaram da reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o senador Irajá; o secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Juarez Moreira; o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Carlos Humberto Lima; e o deputado federal Tiago Dimas.
Geral Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira
Geral Chuva no RJ cancela show em transmissão gratuita de jogo do Brasil
Geral STJ decide que Rogério Andrade deve permanecer em presídio federal
Tocantins Operação Mulher Segura mobiliza Forças de Segurança em ação integrada de combate à violência contra a mulher no Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins inicia vazio sanitário da soja no dia 1º de julho como estratégia de controle da ferrugem asiática
Tocantins Governo do Tocantins entrega 307 aparelhos de ar-condicionado e fortalece climatização das escolas da região de Porto Nacional
Tocantins Polícia Civil cumpre 12 mandados de busca e apreensão contra grupo investigado por fraude milionária e lavagem de dinheiro
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi reforça ações de conscientização, preservação ambiental e combate às queimadas
Geral Nova série da TV Brasil, Afiadas aborda com humor desafios femininos