Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
Na manhã desta quinta-feira, 25, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, realizou uma solenidade no gabinete da prefeita Josi Nunes para a entrega de termos de reserva e escrituras de áreas no Parque Agroindustrial de Gurupi (PAIG), além de termos de permissão de uso de boxes e espaços no Mercado Municipal.
Ao todo, foram entregues 7 termos de reserva de área, 2 escrituras de áreas no PAIG e 7 termos de permissão de uso em espaços da praça de alimentação, camelódromo e Mercado Municipal. A iniciativa reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento do setor produtivo, abrangendo segmentos como transporte, agronegócio, construção civil, produção de biodiesel, fabricação de produtos para eventos e comércio popular. O objetivo é gerar empregos, incentivar o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento econômico de Gurupi.
Termos de reserva de área no PAIG
Receberam os termos de reserva de áreas no PAIG os empresários Hugo Muzzi, da HMA Transportes (transportadora de óleo); Leomar Guedes, da Leo-Som Publicidade e Eventos (fabricação de tendas e produtos para eventos); Marcelo Dominici, da Terra Boa Pecuária LTDA (comércio atacadista de alimentos para animais); Emílio César Filho, da C8 Construtora (construção civil); Tadeu Pereira Martins, da Morais e Medeiros (produção de biodiesel); Kennedy José de Paula Silva, da Guerra e Silva (produção de ração animal); e Evaldo Gonçalves Rego, representando a AESTO – Associação dos Engenheiros Sul Tocantinense (centro de treinamento e pesquisa).
O empresário Hugo Muzzi agradeceu o apoio recebido. “A prefeita nos atendeu muito bem, assim como toda a equipe. Somos de Goiás e estamos há dois anos em Gurupi, buscando oportunidade, crescimento e geração de empregos. Estamos felizes por contribuir com a cidade”, destacou.
Já o gurupiense Leomar Guedes ressaltou o resgate do ânimo dos empresários locais. “Já tinha quase desistido, mas a gestão nos resgatou e nos animou. Tivemos todo o suporte e estou muito feliz com essa conquista”, relatou.
Para Marcelo Dominici, da Terra Boa Pecuária, a doação da área representa uma nova responsabilidade. “São 20 anos gerando emprego em Gurupi e agora recebemos essa área da prefeitura com grande satisfação. Vamos gerar receita, oportunidades e novos postos de trabalho em breve”, afirmou.
Escrituras de áreas no PAIG
Também foram entregues duas escrituras de áreas doadas no distrito, um passo que garante mais segurança jurídica para os empreendimentos. Os beneficiados foram os empresários João Batista Portes e Matheus Felipe Rocha Portes, da Multigrãos Transporte Eireli (transportadora de grãos); e Lucival Portilho Arantes, da Portiagro LTDA (transportadora de grãos).
Em nome da Multigrãos, João Batista Portes destacou a importância do momento. “Foi um longo caminho até aqui e hoje somos coroados com a escritura. Isso faz toda a diferença e tenho certeza que, a partir de agora, as portas vão se abrir ainda mais. Estamos gratos à prefeita Josi pelo apoio e confiantes que nosso trabalho vai triplicar em resultados”, disse.
Termos de permissão no Mercado Municipal
Para fortalecer o comércio popular, também foram entregues termos de permissão de uso no Mercado Municipal, na praça de alimentação e no camelódromo. Os contemplados foram Fernanda Joaquina de Souza (comércio de secos e molhados); Kelly Fernanda Bueno Monteiro (moda infantil); João Ribeiro da Silva (espetinho e janta); Deuzuith de Lima Silva (vestuário); Luiz Sydney Lustosa Cabral (bebidas); Jessica Carneiro Morais (embalagens e cereal); e Ismael Carlos dos Santos (empadinhas e lanches).
Em tom de gratidão, Deuzuith de Lima Silva afirmou que a ação incentiva quem quer empreender. “É uma oportunidade que muda a vida da gente. Só tenho a agradecer por esse espaço que vai nos ajudar a crescer e trabalhar com dignidade”, disse.
Autoridades destacam fortalecimento econômico
A prefeita Josi Nunes ressaltou a importância da política de incentivo ao setor produtivo. “Quero agradecer a cada empreendedor que acredita e investe em Gurupi. A melhor política social é a geração de emprego e renda. Quando assumimos a gestão de Gurupi, o PAIG tinha 34 empresas funcionando, hoje já são 106. Quando todas estiverem em plena atividade, serão aproximadamente 5.900 empregos diretos e indiretos ali. Isso é desenvolvimento e oportunidade para nossa gente”, afirmou.
O vice-prefeito Adailton Fonseca destacou a transformação social proporcionada pelo crescimento econômico. “É através do desenvolvimento econômico que alcançaremos o desenvolvimento social que nossa população precisa. O PAIG está crescendo intensamente por meio de uma gestão empreendedora, com o objetivo de mudar a vida das pessoas”, ressaltou.
Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Wilson de Souza, reforçou o compromisso da gestão. “O desenvolvimento está estampado em Gurupi, tanto estrutural quanto econômico. A gestão não tem medido esforços para incentivar o empreendedor e criar condições para o crescimento da cidade. Essa entrega é prova de que estamos no caminho certo, apoiando quem gera emprego e faz a economia girar”, afirmou.