Segunda, 22 de Setembro de 2025
31°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Gurupi - TO

Gurupi lidera ações de saúde animal no Tocantins e já supera castrações de todo o ano passado

Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi Fotos: Divulgação/Secom Gurupi Gurupi atualmente é referência estadual em saúde animal. Em 2025, até o ...

22/09/2025 às 12h04
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO

Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi

Fotos: Divulgação/Secom Gurupi

Gurupi atualmente é referência estadual em saúde animal. Em 2025, até o mês de setembro, o Município já realizou 1.237 castrações de cães e gatos, número que supera todo o volume registrado em 2024, quando foram feitas 1.150 cirurgias. Segundo dados do Castrapet, da Secretaria de Saúde de Palmas, a capital do Estado contabilizou cerca de 700 castrações no mesmo período, resultado que reforça a liderança de Gurupi.

A secretária de Saúde, Luana Nunes, destaca que os números refletem a prioridade dada ao controle populacional de cães e gatos e à prevenção de doenças.“Nós já realizamos até agora em setembro mais do que foi feito durante todo o ano passado e praticamente o dobro do que foi registrado em Palmas, que é a maior cidade do Tocantins. Esse esforço garante mais saúde, qualidade de vida e bem-estar tanto para os animais quanto para as famílias gurupienses.”

O avanço é resultado de uma estratégia que integra o maior programa de encoleiramento do Estado, com atuação casa a casa. Em março de 2025 teve início o 4º ciclo do programa, que até este mês de setembro já encoleirou mais de 9 mil cães. Somando os quatro ciclos já realizados, o programa totaliza mais de 18 mil coleiras impregnadas com inseticida distribuídas desde 2023:

  • 2.875 no 1º ciclo (início em 2023)
  • 3.030 no 2º
  • 3.265 no 3º
  • Cerca de 9.000 no 4º ciclo, que ainda está em andamento.

Além das castrações e da distribuição de coleiras, a Secretaria Municipal de Saúde também intensificou outras ações essenciais para o controle da leishmaniose visceral. Até setembro, foram realizados 1.558 testes rápidos para diagnóstico da doença.

O coordenador do CCZ Adriano Ramalho, destacou que o empenho de toda a equipe tem sido fundamental para os números positivos. “Além disso, o castramóvel tem sido essencial para desenvolver esse trabalho mais próximo da população. Temos realizando também o trabalho de orientação porta a porta sobre prevenção do calazar, palestras educativas em escolas, reforçando a importância da posse responsável e do cuidado com os animais”.

Com essas iniciativas, Gurupi se consolida como cidade referência em políticas públicas de saúde animal no Tocantins, garantindo mais segurança, bem-estar e saúde, animal e humana, para toda a população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.