
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 753/25, que proíbe o uso de pneus reformados em motocicletas, motonetas, triciclos e ciclomotores. Pneus reformados são aqueles submetidos a processos de recapagem, recauchutagem ou remodelagem.
O autor da proposta, deputado Lucio Mosquini (MDB-RO), argumenta que esses pneus apresentam maior risco de falhas estruturais, como dilatação da banda de rodagem, estouros repentinos e perda de aderência, especialmente em condições adversas. Isso pode levar a acidentes graves ou fatais em veículos com duas ou três rodas, que dependem mais da integridade e da aderência de cada pneu para a estabilidade e a segurança do motorista e do passageiro.
A votação seguiu o parecer do relator, deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ). "Nosso posicionamento é o de resguardar a vida de motociclistas e passageiros", defendeu. Para ele, a alteração proposta ao Código de Trânsito Brasileiro é clara, objetiva e delimita a proibição de forma inequívoca.
Próximos passos
O projeto será analisado a seguir em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova criação de programa no SUS para proteger saúde cerebral de bebês
Câmara Comissão aprova projeto que cria programa de segurança no campo
Câmara Comissão aprova incentivos fiscais para saneamento e define órgão de monitoramento