Domingo, 31 de Agosto de 2025
35°

Tempo limpo

Palmas, TO

Internacional LULA DEFENDE VENEZUE

Lula defende Venezuela nos Brics e integração latino-americana

Presidente do Brasil disse que “sonha” que os Brics possam criar a sua própria moeda, de modo a contornar a hegemonia do dólar

29/05/2023 às 21h09
Por: Redação Fonte: Rede Brasil
Compartilhe:
Evaristo Sá
Evaristo Sá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “momento histórico”, nesta segunda-feira (29), a reunião com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto. O líder venezuelano não visitava o Brasil desde 2015, quando esteve na posse do segundo mandato de Dilma Rousseff. Durante o governo Bolsonaro, as relações com os venezuelanos foram cortadas.

Lula afirmou que a Venezuela é vítima de preconceito e prometeu trabalhar pela “integração plena” entre os dois países. Nesse sentido, o presidente brasileiro também defendeu a integração entre todos os países da América Latina.

“Esse momento é importante por muitas razões, mas uma delas é porque a América do Sul tem que se convencer que temos que trabalhar como se fosse um bloco. Não dá para ninguém imaginar que, sozinho, um país da América do Sul vai resolver seus problemas que perduram mais de 500 anos”, completou Lula.

Nesta terça-feira (30), Lula será o anfitrião de um encontro que vai contar com a participação de todos os chefes de Estado da América do Sul, à exceção da presidenta do Peru, Dina Baluarte, que enfrenta uma grave crise interna no seu país.

“Se a gente estiver junto, nós temos 450 milhões de pessoas, a gente tem um PIB de quase US$ 4,5 trilhões. A gente tem força no processo de negociação e é por isso que esse momento é importante”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.