
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu nesta quarta-feira, 17, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, o presidente do Grupo Grão de Ouro, Silvio de Souza Filho; o CEO da XGMA na América Latina, Darcy Itiberê; e o CEO da concessionária Verdes Máquinas, Cleber A. C. Lordano, responsável pela distribuição de equipamentos no Brasil.
O encontro consolida tratativas iniciadas em setembro de 2023, quando Laurez Moreira, ainda como vice-governador, liderou missão oficial tocantinense à China e participou da23ª Feira Internacional de Investimentos e Comércio (Cifit), em Xiamen. Na ocasião, visitou a sede da XGMA, apresentou as potencialidades logísticas do Tocantins e convidou o grupo empresarial a conhecer o estado. Poucos meses depois, representantes da empresa estiveram no Tocantins, reforçando o diálogo e a confiança mútua.
Centro de distribuição em Palmas
Agora, em 2025, a parceria se concretiza com a instalação de um centro de distribuição da XGMA em Palmas. Inicialmente, a unidade atenderá os estados do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí, com previsão de expansão para todo o Brasil.
O governador Laurez Moreira reforçou que esse é o perfil de gestão que deseja imprimir no estado. “Estamos transformando o Tocantins em um polo de oportunidades. Receber uma empresa do porte da XGMA e consolidar esse centro de distribuição em Palmas é dar um passo firme para fortalecer nossa economia, gerar empregos e mostrar que o Tocantins está pronto para ser referência nacional em logística e desenvolvimento”, frisou.
O presidente do Grupo Grão de Ouro, Silvio de Souza Filho, também ressaltou a confiança no Estado. “Estamos há oito anos no Tocantins e sempre acreditamos no potencial desse lugar. Hoje, com o apoio do governo, damos mais um passo importante trazendo a XGMA para consolidar Palmas como polo estratégico de distribuição. É um projeto que nos empolga e que acreditamos que terá grande impacto positivo na região e no país”, afirmou.
Investimento privado
O projeto será viabilizado pela associação entre o Grupo Grão de Ouro e a XGMA do Brasil, representada no estado pela concessionária Verdes Máquinas. Enquanto a Verdes Máquinas atua na linha agrícola, o Grupo Grão de Ouro será responsável pela linha amarela, que envolve máquinas pesadas para a construção civil.
O investimento inicial será de aproximadamente R$ 25 milhões, com previsão de renovação a cada cinco ou seis meses, dado o perfil de operação de um centro distribuidor. Esse ciclo contínuo de aportes garante impacto positivo e permanente na geração de emprego e renda para a população tocantinense. Trata-se de um investimento 100% privado, com apoio do Governo do Estado por meio de incentivos fiscais. A empresa negocia com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), um termo de acordo de regime especial de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para viabilizar a distribuição a partir do Tocantins.
O titular da Sics, Carlos Humberto Lima, ressaltou a importância do investimento. “Esse é um marco para o Tocantins, que consolida seu papel de polo logístico estratégico do Brasil. Estamos falando de um aporte privado expressivo, com potencial de renovação constante e que vai gerar empregos de qualidade e fortalecer a nossa economia. Vemos nascer o embrião de um projeto que, no futuro, pode evoluir até mesmo para a implantação de uma planta industrial da XGMA em nosso território”, revelou.
Também participaram da reunião o secretário de Estado da Fazenda, Jairo Mariano; o secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Odilon Júnior; a presidente do Igeprev, Bárbara Jesuína Mendes Gomes; e Eliane Grossmann, superintendente de Parcerias e Concessões.
Geral Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, ultrapassa marca de 100 prêmios
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa prestigia a tradicional vaquejada de Paranã e reforça o valor cultural da festa para a região
Tocantins Naturatins participa de cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado
Geral Morre Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração
Tocantins Com mais de 90% das obras concluídas, governador Wanderlei Barbosa visita obras do campus da Unitins em Dianópolis e anuncia entrega em 60 dias
Geral Candidatos a cotas no CNU têm até segunda para recorrer de resultado