
Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participa, em Campo Grande/MS, doSeminário Nacional dos Programas de Controle da Raiva dos Herbívoros e da Mostra dos Programas de Controle da Raiva dos Herbívoros do Brasil. A programação vai até quarta-feira, 17, seguida do3º Encontro sobre Raiva emMato Grosso do Sul,que será realizado até o dia 19.
O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros da Adapec, Raydleno Mateus Tavares, expôs o panorama das ações de combate à zoonose no Tocantins. Ele mostrou ainda que a Agência é atualmente referência nacional no controle da doença.
“Apresentamos no seminário os avanços que o Tocantins tem alcançado, destacando principalmente a conscientização dos produtores rurais quanto à vacinação do rebanho, que vem aumentando a cada ano e já alcança cerca de 50% dos animais”, afirmou.
O inspetor de Defesa Agropecuária e médico-veterinário João Amorim Neto destacou que a Adapec conta atualmente com quatro equipes especializadas na prevenção e no controle da raiva dos herbívoros. Esses profissionais atuam no monitoramento e na captura do morcego hematófago, além de orientar os produtores a identificar sinais de sugadura nos animais e adotar medidas de prevenção para evitar a transmissão da doença ao ser humano.
Durante o seminário, são debatidos temas como: Raiva: histórico e desafios; Inovação no diagnóstico de raiva: RT-qPCR como técnica que poderá substituir o isolamento viral; Manejo de morcegos hematófagos e controle da raiva: novidades; Movimento e distribuição do morcego-vampiro em paisagens humanas; além da mesa de discussão dos Programas Estaduais de Controle da Raiva dos Herbívoros, que aborda estratégias de sucesso, desafios e dificuldades atuais.
Geral Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, ultrapassa marca de 100 prêmios
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa prestigia a tradicional vaquejada de Paranã e reforça o valor cultural da festa para a região
Tocantins Naturatins participa de cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado
Geral Morre Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração
Tocantins Com mais de 90% das obras concluídas, governador Wanderlei Barbosa visita obras do campus da Unitins em Dianópolis e anuncia entrega em 60 dias
Geral Candidatos a cotas no CNU têm até segunda para recorrer de resultado