
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na terça-feira (16) sobre a instalação de portos secos e Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (Clias) no Brasil.
O debate foi solicitado pelo deputado Leônidas Cristino (PDT-CE) e está marcado para as 10 horas, no plenário 11.
O objetivo é discutir a ampliação e a modernização da infraestrutura aduaneira nacional, com foco na interiorização do comércio exterior e na descentralização dos serviços alfandegários.
Os portos secos e os Clias funcionam como áreas alfandegadas fora de portos, aeroportos e fronteiras. Eles permitem que cargas de importação e exportação sejam desembaraçadas no interior do país, o que pode reduzir custos logísticos, agilizar processos e diminuir a pressão sobre os grandes portos marítimos e centros urbanos.
Para Cristino, a instalação desses empreendimentos também pode gerar empregos e estimular o desenvolvimento econômico regional.
No entanto, ele ressalta que a implantação dessas estruturas envolve questões regulatórias, fiscais e operacionais que necessitam de análise criteriosa por parte dos empreendedores e dos órgãos do poder público envolvidos.
“Esse debate é relevante para garantir que as políticas públicas voltadas à instalação de portos secos e Clias sejam planejadas de forma coordenada, transparente e orientada para resultados, respeitando critérios técnicos e as particularidades regionais do Brasil”, afirma.
Câmara Comissão aprova isenção de encargo do setor elétrico para usinas nucleares
Câmara Comissão aprova prazo de até 120 dias para banco formalizar contratos do Minha Casa, Minha Vida
Câmara Comissão aprova projeto que inclui turismo como foco orçamentário de política do idoso