
O secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson, participou nessa quinta-feira, 11, de uma reunião com representantes indígenas da aldeia Hawa-Tymyra e com o procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) do Tocantins, Álvaro Manzano, para debater a extensão da Escola Indígena Waxiho Bedu na aldeia Hawa-Tymyra, localizada no município de Santa Fé do Tocantins.
A sede da Escola Indígena Waxiho Bedu está localizada na Aldeia Kurehe, para onde os estudantes da Aldeia Hawa-Tymyra precisam se deslocar diariamente para ter acesso às aulas. Diante dessa realidade, a comunidade local se mobilizou para construir uma extensão da unidade escolar em seu próprio território.
A iniciativa resultou em um acordo com o Governo do Tocantins, que dará prosseguimento à autorização da extensão após o cumprimento dos trâmites necessários, como a entrega dos materiais essenciais e a adequação do espaço físico destinado às atividades escolares.
O secretário Hercules Jackson, destacou a relevância do momento. “Estamos garantindo uma extensão escolar para atender 20 estudantes da comunidade Karajá-Xambioá, assegurando uma educação indígena de qualidade, com equipamentos adequados e dentro da legislação. Essa ação reforça o compromisso do Governo do Tocantins com todos os tocantinenses”, pontuou.
Para o diretor de Educação dos Povos Originários e Tradicionais da Seduc, Amaré Gonçalves Brito, essa é uma grande conquista para a comunidade indígena de Santa Fé do Araguaia. “Conseguimos encaminhar todos os trâmites processuais que são necessários para a abertura e em outubro a comunidade recebe a sua extensão, que atenderá crianças do povo Karajá-Xambioá”, destacou.
O cacique da aldeia Hawa-Tymyra, Ruberval Karajá, destaca que a nova extensão vai trazer melhorias para a comunidade. “Nossas crianças vão ficar mais perto da família para estudar. Não só eu, como todos da comunidade esperamos muito por isso. Hoje a gente se sente aliviado e até emocionado por essa conquista, que vem se arrastando ao longo dos tempos, desde que meu pai era cacique”, finalizou.
Tocantins Volta às aulas: Agência de Metrologia fiscaliza cronotacógrafos e orienta pais sobre segurança no transporte escolar
Geral Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, ultrapassa marca de 100 prêmios
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa prestigia a tradicional vaquejada de Paranã e reforça o valor cultural da festa para a região
Tocantins Naturatins participa de cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado
Geral Morre Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração
Tocantins Com mais de 90% das obras concluídas, governador Wanderlei Barbosa visita obras do campus da Unitins em Dianópolis e anuncia entrega em 60 dias