
Por Secom Gurupi
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, acompanhou de perto nesta terça-feira, 09, em Brasília, a promulgação da PEC 66/2023, que cria um novo regime para o pagamento de precatórios e possibilita o parcelamento de dívidas previdenciárias de estados e municípios. A gestora esteve ao lado da senadora Professora Dorinha, do presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Big Jow, e de outros prefeitos do Tocantins, comemorando a conquista considerada histórica para o municipalismo brasileiro.

A prefeita Josi Nunes destacou que a mudança representa alívio fiscal e mais condições para investimentos em áreas essenciais em Gurupi. “É uma vitória muito importante para Gurupi e para todos os municípios do Brasil. Com a PEC 66, teremos mais liberdade financeira, condições de organizar melhor as contas públicas e poder investir em saúde, educação, infraestrutura e no cuidado com as pessoas. É um momento de celebração para nós, gestores municipais, porque sabemos o quanto essa medida vai impactar positivamente a vida da nossa população”, destacou a gestora.
A senadora Professora Dorinha também comemorou o resultado, ressaltando o fortalecimento do pacto federativo e o empenho dos prefeitos. “Queridos prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras do Tocantins, nós, em comitiva de prefeitos e prefeitas e o nosso presidente da ATM, prefeito de Cristalândia, Big Jow, estamos aqui num dia de comemoração. Isso só é possível pela luta de vocês, preocupados com a gestão de cada uma das cidades. Aqui é fortalecimento de cada município brasileiro, em especial do Tocantins, para não faltar saúde, não faltar educação, nem cuidado com as pessoas”, declarou.
O presidente da ATM, Big Jow, reforçou a importância da medida. “A PEC 66 é o grande sonho de todos os prefeitos, vai injetar mais recursos para o município e liberdade também, nós precisamos muito dessa liberdade financeira. Isso é um agradecimento à CNM, a toda a bancada federal, e dizer que nós, prefeitos, estamos satisfeitos. É uma vitória, é uma vitória dos municípios brasileiros”, comentou.
Entenda os benefícios da PEC 66 para os municípios
A Emenda Constitucional 136/2023, resultante da PEC 66, traz mudanças práticas que aliviam as finanças municipais:
–Parcelamento de precatórios: os municípios poderão pagar suas dívidas judiciais em parcelas menores e de acordo com a Receita Corrente Líquida (RCL), reduzindo a pressão imediata sobre os cofres públicos.
–Refinanciamento de dívidas previdenciárias: os débitos com a União poderão ser parcelados em até 300 vezes, com juros reduzidos e correção pelo IPCA.
–Outras dívidas: também será possível refinanciar dívidas não previdenciárias com a União em até 360 parcelas.
–Mais fôlego para investir: na prática, as novas regras dão mais previsibilidade e liberam recursos para que as prefeituras possam direcionar investimentos para áreas como saúde, educação, assistência social e infraestrutura.
Com a promulgação, prefeitos e gestores municipais avaliam que o municipalismo sai fortalecido, garantindo mais fôlego financeiro para manter serviços essenciais e ampliar investimentos nas cidades.
Tocantins Volta às aulas: Agência de Metrologia fiscaliza cronotacógrafos e orienta pais sobre segurança no transporte escolar
Geral Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, ultrapassa marca de 100 prêmios
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa prestigia a tradicional vaquejada de Paranã e reforça o valor cultural da festa para a região
Tocantins Naturatins participa de cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado
Geral Morre Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração
Tocantins Com mais de 90% das obras concluídas, governador Wanderlei Barbosa visita obras do campus da Unitins em Dianópolis e anuncia entrega em 60 dias