
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria a política nacional de atenção à gagueira. O objetivo é assegurar o acesso à saúde e à inclusão por meio do diagnóstico, do tratamento e da conscientização sobre essa condição.
O Projeto de Lei 4201/24 , do deputado Juninho do Pneu (União-RJ), foi aprovado com emenda do relator, deputado Luiz Lima (Novo-RJ). O relator suprimiu parte do projeto que previa ações para o combate ao bullying em escolas e ambientes sociais. "O ordenamento jurídico brasileiro dispõe sobre o bullying de maneira abrangente na Lei 13.185/2015 , que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática. Não há necessidade de regramento específico para o bullying relacionado à gagueira", argumentou Luiz Lima.
Atendimento multiprofissional
O texto prevê atendimento multiprofissional e especializado no Sistema Único de Saúde (SUS), com acompanhamento de fonoaudiólogos, psicólogos e outros profissionais capacitados. O projeto busca incentivar o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a gagueira, ampliando o conhecimento científico e melhorando as abordagens terapêuticas.
O poder público deverá implementar, regulamentar e financiar as ações previstas na nova política, mediante articulação com estados, municípios e entidades da sociedade civil especializadas.
A gagueira é uma condição neurológica que afeta a fluência da fala e atinge milhões de pessoas no Brasil, impactando a vida pessoal, educacional e profissional dos que convivem com essa condição.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara Comissão aprova isenção de encargo do setor elétrico para usinas nucleares
Câmara Comissão aprova prazo de até 120 dias para banco formalizar contratos do Minha Casa, Minha Vida
Câmara Comissão aprova projeto que inclui turismo como foco orçamentário de política do idoso