
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto que incentiva a concessão de descontos na venda de produtos próximos ao vencimento. O objetivo é reduzir o desperdício e incentivar o consumo consciente. A adesão será voluntária.
A proposta define como produtos próximos ao vencimento aqueles cuja data de validade expire em até 30 dias, ou outro prazo que venha a ser definido por norma da autoridade sanitária competente.
O projeto de lei aprovado também incentiva o poder público a promover campanhas educativas para conscientizar consumidores sobre o uso seguro desses produtos e estimular os estabelecimentos a adotar descontos.
Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Josenildo (PDT-AP), ao Projeto de Lei 1094/25, do deputado Marcos Tavares (PDT-RJ). A proposta original estabelecia a obrigatoriedade de descontos progressivos para produtos alimentícios, farmacêuticos e de higiene pessoal perto da data de validade.
Para o relator, a abordagem sugerida por ele, que torna o desconto voluntário, "respeita o ambiente concorrencial e a liberdade de preços, ao mesmo tempo em que incentiva práticas sustentáveis e de redução do desperdício, promovendo segurança jurídica e viabilidade econômica para todos os portes de empresas".
Próximos passos
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Câmara CPMI ouve na segunda-feira ex-diretor de Governança do INSS Alexandre Guimarães
Câmara Comissão de Segurança Pública debate penas para líderes e membros de facções criminosas
Câmara Comissão aprova projeto que prorroga empréstimos do FGTS para Santas Casas
Câmara Comissão aprova inclusão de academias no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos
Câmara Comissão aprova projeto que pretende tornar a internet mais segura e acessível para idosos
Câmara Comissão aprova multa para quem deixa criança sozinha em elevador e áreas comuns de condomínios