O “dia de feira” se tornou também o dia de fazer o descarte correto de equipamentos eletrônicos de todos os tipos em Palmas. A Feira da 304 Sul recebeu nesta sexta-feira, 5, a Caravana Eletrônico não é Lixo, organizada pela organização não governamental (ONG) “Programando o Futuro. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação de Meio Ambiente (FMA)
Só neste primeiro dia de ação, foram descartados diversos eletrônicos, tais como impressora de papel, carregadores, cabos, monitores, controles remotos, mouses, modem, teclado e aparelho de DVD. “A gente recebe esse material da população para dar a destinação correta, realizando a logística reversa, ou seja, fazendo com que esse material volte para a indústria. Dessa forma, o material é reaproveitado ou recondicionado. Por exemplo, apenas com a troca do monitor de um computador, ele pode voltar para uma escola e ajudar em uma aula de informática. Então aí está a importância da contribuição da população com essa campanha”, destacou o engenheiro ambiental da FMA, Maxwell Gomes.
O coordenador da caravana, Waderson Alves, veio de Brasília (DF), para acompanhar o trabalho em Palmas. “Gosto de destacar que só é lixo eletrônico quando é descartado da forma incorreta, mas caso o contrário, é resíduo. A partir dele podem ser produzidas diversas coisas”, explicou.
Caravana no FGT
A Caravana Eletrônico não é Lixo também estará no Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) neste sábado, 6. Quem subir a serra para curtir a culinária e música do evento, poderá ainda aproveitar a oportunidade para realizar o descarte ambientalmente correto de eletrônicos em desuso que tem em casa.
A estrutura com tenda e ônibus estará na Praça Joaquim Maracaípe, das 10 horas às 20 horas, e os moradores do distrito também poderão aproveitar a oportunidade durante todo o dia. Podem ser descartados os seguintes materiais:
–Informática: computadores, notebooks, monitores (tubo, LED, LCD), teclados, mouses, impressoras, modens, etc;
–Eletrônicos: aparelhos de som, DVD players, videocassetes, controles remotos, fornos micro-ondas, secadores e pranchas de cabelo, etc;
–Aparelhos telefônicos: celulares, smartphones, telefones com e sem fio, acessórios, etc;
–Resíduos eletrônicos: baterias, cabos, carregadores, adaptadores, etc.
Texto: Cyntia Miranda
Edição: Juliana Matos