A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), intensificou a aplicação de questionários do ‘Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola’ para mães beneficiárias do programa, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A iniciativa foi realizada na tarde desta quarta-feira (3), na sede da Semas.
Segundo a assistente social e coordenadora do programa na Semas, Raquel da Paixão José de Oliveira, o questionário é uma ferramenta essencial para o mapeamento das barreiras que dificultam o acesso de crianças e adolescentes com deficiência às instituições de ensino e a outras políticas. “Inicialmente aplicamos o questionário para identificar e superar as barreiras que essas famílias encontram para ter acesso e permanência escolar de seus filhos com deficiência”, explicou.
Para a cozinheira e mãe atípica Milka Rodrigues Peixoto, a ação representa um avanço importante no acesso aos direitos das famílias. “A gente que é mãe atípica se sente mais aliviada em saber que teremos mais acesso aos nossos direitos, por causa das necessidades básicas que temos”.
Já a beneficiária Rosivane Silva, também mãe atípica, reforçou a importância do programa para o cotidiano de quem lida com as demandas da inclusão, “o programa é essencial para quem tem filho com deficiência e precisa do apoio de uma equipe multidisciplinar”.
Durante a ação, além da aplicação dos questionários, também foram entregues kits escolares às famílias participantes.
BPC na Escola
Instituído pela Portaria Normativa Interministerial N.º 18, de 24 de abril de 2007, o programa tem o objetivo de garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, de 0 até 18 anos, que recebem o BPC.
Texto: France Santiago
Edição: Denis Rocha