O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), realizou nesta terça-feira, 2, oWorkshop Inovação na Gestão Patrimonial, um encontro estratégico voltado ao fortalecimento da governança pública por intermédio da integração entre órgãos e entidades responsáveis pela administração de bens imóveis do Estado.
O evento teve como foco a apresentação de soluções tecnológicas inovadoras, entre elas o novo módulo de Bens Imóveis do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga/TO), além da troca de experiências e boas práticas voltadas à modernização da gestão patrimonial.
Gestores, técnicos e representantes de instituições estratégicas participaram do workshop, que buscou fomentar a cooperação interinstitucional, ampliar a transparência, aprimorar os mecanismos de controle e assegurar a utilização eficiente do patrimônio público.
De acordo com a diretora de Gestão Patrimonial do Governo do Tocantins, Maria Osmanda Pereira, a iniciativa reforça a importância de alinhar inovação e responsabilidade administrativa. “Estamos aqui no Workshop de Inovação em Gestão Patrimonial, acompanhando o lançamento do novo sistema do patrimônio imobiliário e uma palestra com o superintendente da União, Rafael Amorim, que trouxe novas práticas já aplicadas pela SPU. Os imóveis do Tocantins precisam ser regularizados e evidenciados para garantir um melhor controle e uma eficiência na gestão. Tudo isso reflete diretamente na prestação de contas das unidades gestoras e, consequentemente, do próprio governador Wanderlei Barbosa”, destacou.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, ressaltou que o workshop simboliza o empenho do Estado em garantir modernização contínua na área patrimonial. “Estamos trabalhando para que a gestão pública do Tocantins seja cada vez mais eficiente, transparente e inovadora. O novo módulo de Bens Imóveis do Siga/TO é um passo fundamental nesse processo, pois fortalece o controle, a integração entre órgãos e assegura o uso responsável do patrimônio público. Essa é uma entrega que impacta diretamente a sociedade, pois gera mais segurança administrativa e melhores resultados para todos”, afirmou.
Maria Osmanda destacou ainda que o Governo Estadual tem investido de forma contínua na modernização da gestão pública. “A ideia é reduzir procedimentos excessivos e tornar os processos mais ágeis e eficientes. Desde o início da gestão Wanderlei Barbosa, o Governo do Tocantins trabalha de maneira normativa pela obrigatoriedade da modernização e a Secretaria da Administração, em parceria com a Tecnologia da Informação, tem desenvolvido sistemas integrados que trazem avanços concretos para o Estado”, informou.
O workshop reafirma o compromisso do Governo do Tocantins em aliar inovação, eficiência administrativa e transparência na gestão do patrimônio público, fortalecendo a governança e entregando resultados diretos à sociedade.