Com o objetivo de fortalecer o monitoramento e a gestão ambiental no Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou nesta segunda-feira, 1º, a apresentação e entrega do Sistema de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).
Durante o evento de entrega, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destacou que a partir de agora, o Cigma passa a ser oficialmente integrado ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil Estadual. “Com esse novo módulo, oferecemos às instituições um espaço exclusivo dentro do Cigma para o tratamento de dados estratégicos relacionados ao combate ao fogo. Isso representa um avanço na gestão ambiental e na resposta rápida a emergências”, afirmou.
O comandante-geral do CBMTO, coronel Erisvaldo Alves, também enfatizou os ganhos operacionais com a nova ferramenta. “Nosso trabalho é realizado em constante parceria com diversos órgãos, e essa integração ao Cigma permitirá alimentar o sistema com informações em tempo real, melhorando nossa capacidade de resposta”, destacou.
A superintendente Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Andreya de Fátima Bueno, reforçou a importância da ferramenta para as ações preventivas realizadas pela pasta. “Esse módulo fortalece o planejamento e a execução das ações da Defesa Civil, permitindo análises mais precisas e tomadas de decisão mais ágeis no enfrentamento aos incêndios”, explicou.
Cigma
O Sistema de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma) é uma plataforma tecnológica desenvolvida para consolidar dados e informações ambientais estratégicas. Utilizado por diversos órgãos do Governo do Tocantins, o sistema apoia o monitoramento de áreas rurais e urbanas, o controle de atividades potencialmente poluidoras e a gestão integrada de recursos ambientais, promovendo a transparência e a eficiência na atuação pública.