
A comissão temporária para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os Estados Unidos (CTEUA) se reúne nesta terça-feira (2), a partir das 11h30, para apresentar e apreciar o plano de trabalho da relatora, senadora Tereza Cristina (PP-MS). O colegiado é presidido pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).
A primeira atividade da comissão foi uma missão oficial a Washington, entre os dias 28 e 30 de julho, com reuniões com autoridades e empresários norte-americanos. Segundo Nelsinho, o grupo conseguiu abrir canais de diálogo e distensionar a relação parlamentar, criando uma "ponte de diálogo" em um momento de tensões comerciais.
A CTEUA foi criada em julho para tratar sobre a tarifa de 50% imposta pelo governo dos EUA a produtos brasileiros. A tarifa de 50%, em vigor desde agosto, atinge cerca de 95 categorias de produtos, totalizando aproximadamente 3,8 mil itens. Outros 700 produtos foram excluídos, como petróleo, minérios de ferro, suco de laranja, celulose, aviões e peças para aeronaves. A comissão tem prazo de 60 dias para concluir seus trabalhos.
Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Patrícia Oliveira
Senado Federal Aprovados créditos para órgãos da área de infraestrutura
Senado Federal Aprovado projeto que facilita acesso de entidades de saúde a recursos da União
Senado Federal Davi encerra ano legislativo destacando união do Congresso e desafios do país