Com a presença de diversos órgãos de proteção, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), promoveu o ‘Conscientiza, mulheres!’ na manhã desta sexta-feira, 29, no auditório da pasta, em alusão ao Agosto Lilás, mês de enfrentamento e conscientização sobre a violência contra a mulher. O evento faz parte da reintegração das ações do Núcleo de Vigilância e Prevenção de Acidentes e Violências e Promoção da Cultura de Paz (Nupav) que está em novo formato, conforme Portaria Nº 442, publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira, 28. Confira aqui .
A nova reestruturação do Nupav atuará considerando a complexidade dos fenômenos da violência e dos acidentes de trânsito, relacionados a múltiplos fatores sociais, culturais, econômicos e territoriais. Além da Semus, também integram o núcleo a Secretaria Municipal de Educação (Semed); a Secretaria de Ação Social (Semas); a Secretaria Municipal da Mulher; organizações não governamentais (ONG) parceiras; instituições de ensino; Conselhos Tutelares; Conselhos de Direitos; Ministério Público (MP) e Defensoria Pública.
O Nupav possui como diretrizes a promoção da cultura de paz, atuação intersetorial e em rede; integralidade e equidade das ações para segmentos populacionais vulnerabilizados; garantia da implementação da notificação de violência interpessoal e autoprovocada e de acidentes de trânsito; compromisso com a educação permanente, a formação crítica e a qualificação dos profissionais e atores sociais envolvidos na prevenção dos acidentes e violências e a promoção da comunicação em saúde para fortalecimento do diálogo com a população, ampliação do acesso à informação e incentivo à participação social.
Palestras
No evento, em alusão ao Agosto Lilás, foram realizadas palestras com a advogada e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim-TO) e presidente da Comissão de Violência e Gênero, Stella Bueno e com integrantes da Patrulha Mulher Segura da Município de Palmas, instituída em março deste ano, com o objetivo de fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas de urgência. A coordenadora do Nupav, Alessandra Araújo, apresentou ainda o panorama das notificações de violência e apresentar o novo formato do núcleo.
Agressões notificadas
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2024, em Palmas, foram registrados 448 casos de violência contra mulheres e, entre janeiro e julho de 2025, foram contabilizados 254 registros.
Dentre as formas de violências estão a violência física, psicológica e sexual, sendo a maioria ocorrendo dentro da própria residência da vítima por cônjuges, namorados ou ex-companheiros. Segundo Alessandra, os números reforçam a importância da promoção da cultura de paz e a necessidade da integração dos órgãos competentes para lutar, em conjunto, contra as agressões.
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Juliana Matos