
Pela primeira vez, desde que o Selo Unicef foi implementado no estado, o Tocantins alcançou um marco histórico: todos os 139 municípios aderiram à edição de 2025-2028 do Selo. O resultado é fruto do esforço do Governo do Tocantins com o fortalecimento de políticas públicas que priorizam e garantem os direitos de cada criança e cada adolescente tocantinense. No Tocantins, o Selo Unicef já está na 5ª edição. Na última edição, o Tocantins contou com a adesão de 73 municípios.
Ao aderirem ao Selo, os municípios assumem o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas, contando com apoio técnico do Unicef para o fortalecimento e a qualificação dessas políticas.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, é articulador estadual do Selo e celebra esse marco na promoção dos direitos de crianças e adolescentes. “Esse é um momento histórico para a educação tocantinense. Conseguimos bater a meta de ter todos os municípios aderindo ao Selo Unicef, que é uma política extremamente importante e nós precisamos ter esse cuidado com a infância e a adolescência”, explicou.
Ao final do ciclo, em 2028, os municípios que alcançarem os avanços esperados receberão o reconhecimento internacional, por meio da certificação doSelo Unicef.
Profe nos Municípios
Alinhado às metas do Selo Unicef, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desenvolve o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) nos Municípios, um dos eixos do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que visa apoiar os municípios por meio de colaboração técnica e financeira para melhorar a qualidade da educação básica.
A iniciativa busca o desenvolvimento das políticas públicas colaborativas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem, a promoção da equidade e redução das desigualdades educacionais.
Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que tem como objetivo fortalecer políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes, garantindo seus direitos em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. A participação no Selo é voluntária e gratuita.
Durante os quatro anos da edição, o Selo oferece suporte técnico às gestões municipais a partir de formações, monitoramento de indicadores e acompanhamento metodológico, buscando potencializar avanços concretos em indicadores sociais, buscando impulsionar a mobilização de esforços para a promoção de direitos à saúde, educação, engajamento social e proteção contra a violência.
Geral Frente fria ameniza calor e provoca chuvas em quase todo o Brasil
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi realiza cadastro de motoristas de aplicativo para acesso especial ao Circuito do Carnaval 2026
Geral SP: chegada de frente fria amplia nível de alerta da Defesa Civil
Tocantins Volta às aulas: Agência de Metrologia fiscaliza cronotacógrafos e orienta pais sobre segurança no transporte escolar
Geral Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, ultrapassa marca de 100 prêmios
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa prestigia a tradicional vaquejada de Paranã e reforça o valor cultural da festa para a região
Tocantins Naturatins participa de cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado
Geral Morre Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração
Tocantins Com mais de 90% das obras concluídas, governador Wanderlei Barbosa visita obras do campus da Unitins em Dianópolis e anuncia entrega em 60 dias