O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), concluiu nesta quarta-feira, 27, mais uma ação de controle da raiva dos herbívoros nos municípios de Dianópolis, Novo Jardim e Paranã, na região sudeste do Estado. A iniciativa resultou em 21 visitas em propriedades rurais e na captura de 45 morcegos hematófagos da espécieDesmodus rotundus, principal transmissor da doença na zona rural.
Segundo o inspetor de defesa agropecuária, José Pereira Veloso Júnior, durante a semana os técnicos da Agência realizaram o monitoramento de quatro abrigos de morcegos dessa espécie e 21 visitas a propriedades rurais, onde repassaram orientações sobre a raiva dos herbívoros e os cuidados necessários para evitar a transmissão do vírus.
“A presença do morcego hematófago nestas regiões reforça a importância de que os produtores rurais realizem anualmente a vacinação dos animais contra a raiva, porque esta é a forma mais eficaz de controle da doença, que causa prejuízos econômicos e pode inclusive ser transmitida ao ser humano”, destacou José Veloso. Ele orienta ainda que, diante de qualquer suspeita de animais com sintomatologia nervosa ou descoberta de abrigos de morcegos hematófagos, os produtores notifiquem imediatamente a Adapec.
Notificação de doenças
O produtor rural pode notificar suspeitas de doenças em seus animais pelo sitewww.to.gov.br/adapec/notificacaodedoencasemanimais. Para isso, basta preencher as informações e enviar, que a Adapec vai imediatamente até a propriedade. Também é possível entrar em contato pelo Disque Defesa da Agência, no número 0800 000 4733 (ligações e WhatsApp), pelo e-Sisbravet ou procurar diretamente o escritório da Adapec em seu município.