O Tocantins foi homenageado pelo Ministério da Saúde (MS) durante a assembleia ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizada na quarta-feira, 27, em Brasília/DF. O reconhecimento foi dado à Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) pela contribuição na construção coletiva da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma oficial de interoperabilidade do Governo Federal.
De acordo com o Ministério da Saúde, a participação da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, na etapa-piloto da Federalização RNDS, foi fundamental para aprimorar a metodologia e orientar a ampliação da Etapa Estadual da Federalização da RNDS para as demais unidades federativas brasileiras, consolidando um marco para a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destacou a importância da homenagem. “Temos trabalhado incansavelmente para modernizar e promover melhorias na saúde pública do Tocantins, como prioridade da gestão do governador Wanderlei Barbosa e ficamos felizes com esse reconhecimento. Ele nos motiva a manter o compromisso de aperfeiçoar o SUS por meio da transformação digital, em benefício da população”, afirmou.
O coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges/TO), Paulo Burgue, que representou o Tocantins no evento, reforçou o significado da homenagem. “Esse reconhecimento reafirma o compromisso da gestão da SES/TO com a inovação tecnológica em saúde e o fortalecimento da governança digital, visando à melhoria da qualidade assistencial no Tocantins”, ressaltou.
Sobre a RNDS
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma oficial de interoperabilidade do Ministério da Saúde. Criada para conectar diferentes sistemas de saúde em todo o Brasil, a RNDS estabelece uma infraestrutura nacional para o compartilhamento seguro e padronizado de informações, garantindo mais eficiência na gestão e contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.