A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Desembargadora Maysa Vendramini Rosal, realizou visita à Casa da Mulher Brasileira, em Palmas, nesta sexta-feira, 22. O equipamento, gerido pela Prefeitura de Palmas, é inédito no Tocantins na oferta multidisciplinar de serviços voltados para acolhimento, apoio e enfrentamento à violência contra as mulheres. A desembargadira foi recebida pela primeira-dama e secretária de Ação Social de Palmas, Polyanna Siqueira Campos, e a a secretária municipal da Mulher, Solange Duailibe
A visita ocorreu no contexto da campanha Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, e teve como foco o fortalecimento da rede de proteção e acolhimento às mulheres. Durante o encontro, a presidente do TJTO conheceu a estrutura e os serviços ofertados pela Casa, que reúne, em um só espaço, atendimentos especializados para mulheres em situação de violência, incluindo apoio jurídico, psicológico e social.
“A presença da desembargadora Maysa Vendramini Rosal reforça o compromisso de todas nós com a proteção, o acolhimento e a valorização das mulheres de Palmas e de todo o Tocantins. Esta Casa é um símbolo de esperança e cuidado, onde o trabalho integrado é fundamental para fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres. Seguiremos unidas para transformar a vida de quem mais precisa”, destacou Polyanna Siqueira Campos.
A presidente do TJTO ressaltou a relevância do espaço como instrumento de promoção da cidadania e enfrentamento à violência de gênero. “A Casa da Mulher Brasileira representa um marco na defesa dos direitos das mulheres. O Poder Judiciário é parceiro nessa missão de assegurar dignidade, proteção e acesso à Justiça”, afirmou.
A secretária da Mulher de Palmas destacou que mais de 800 atendimentos já foram realizados desde a abertura do espaço , em março de 2025, e reforçou o compromisso da gestão municipal em fortalecer políticas públicas de atenção integral às mulheres. “Estamos trabalhando para garantir que cada mulher atendida aqui encontre segurança, apoio e novas oportunidades para reconstruir sua vida”, afirmou.
A visita, realizada no mês de conscientização e combate à violência doméstica e familiar, reforçou a integração entre o Judiciário, o Executivo Municipal e entidades parceiras na promoção da igualdade de gênero e no enfrentamento à violência doméstica no Tocantins. De acordo com a presidente do TJTO, “a data marca ainda o encerramento da 30ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, uma mobilização nacional que une força judicial e ação social no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, iniciada na última segunda-feira, 18 de agosto.”
Texto: Eliene Campelo
Edição: Juliana Matos