Sexta, 22 de Agosto de 2025
33°

Tempo limpo

Palmas, TO

Geral Tocantins

Adapec reforça medidas preventivas e apreende lotes da vacina Excell 10

Ação atende as recomendações do Ministério da Agricultura, que determinou a apreensão cautelar do produto em todo o país

22/08/2025 às 12h32
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
A utilização e a comercialização da vacina nos dois lotes indicados estão temporariamente suspensas até conclusão das investigações conduzidas pelo Ministério da Agricultura - Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins
A utilização e a comercialização da vacina nos dois lotes indicados estão temporariamente suspensas até conclusão das investigações conduzidas pelo Ministério da Agricultura - Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), iniciou uma força-tarefa em 20 lojas agropecuárias de cinco municípios com a finalidade de suspender a comercialização e proceder à apreensão cautelar da vacina Excell 10, das partidas 016/2024 e 018/2024, contra clostridiose, produzida pelo estabelecimento Dechra Brasil. A ação atende à determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), após registros de eventos adversos em animais bovinos, ovinos e caprinos, no estado do Piauí.

No Tocantins, até o momento, não há registros de reações adversas relacionadas à vacina. Os lojistas serão notificados sobre a proibição da comercialização até a conclusão das investigações do Mapa e os produtos permanecerão sob a guarda dos estabelecimentos.

“A medida é preventiva e demonstra o compromisso do Mapa e da Adapec em garantir a segurança da produção pecuária. A suspensão será mantida até que todos os fatos sejam esclarecidos”, explicou a responsável técnica pela Gerência de Fiscalização Animal da Adapec, Leila Pessoa.

A orientação aos produtores rurais é não utilizar o produto e, caso já tenham aplicado, notificar imediatamente qualquer ocorrência de sintomas adversos em seus animais, por meio da plataforma Fala.BR ou pelo telefone 0800 000 4733.

Em relação aos fatos ocorridos no Piauí, o Mapa emitiu nota de alerta nacional informando que as equipes de fiscalização já vistoriaram o estabelecimento fabricante e coletarão amostras para análise em laboratório oficial. A determinação é de apreensão cautelar das partidas em todo o país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.