Trabalhar a diversidade de experiências e vivências entre as gerações é o principal objetivo da proposta de levar os alunos da Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para dentro do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Amâncio José de Moraes, gerido pela Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), na tarde desta quinta-feira, 21.
A proposta, alusiva à Semana da Diversidade, visa promover a aproximação de crianças e idosos, bem como a interação e o intercâmbio de experiências entre ambos. Na ocasião, os idosos se apresentaram e fizeram uma apresentação cultural de dança e musical, com a ‘Orquestra intergeracional de Papel’ – idosos e crianças cantando juntos.
As atividades intergeracionais fazem parte do projeto ‘Brincando e Aprendendo com os Avós’, desenvolvido pela professora Núbia Brito, mestra em Educação, que destaca a importância da presença dos idosos em um centro de educação infantil. “A proposta não se limita à transmissão de conhecimento por parte dos idosos, mas visa o aprendizado mútuo, com crianças e idosos desempenhando papéis ativos e específicos no processo e vai além do ambiente escolar”, disse.
A avó aposentada e aluna da UMA, Cecília Maria Oliveira Silva, disse que a interação entre idosos e crianças é de suma importância na sociedade contemporânea. “Observamos que as crianças, em muitos casos, estão distantes da realidade dos idosos, enquanto estes, frequentemente, enfrentam dificuldades em conviver com seus netos, seja pela distância geográfica ou por questões relacionadas ao trabalho”, destacou.
Para a diretora da unidade educacional, Maria Clara da Silva, “a ideia de incluir os idosos na programação da semana da diversidade partiu de um projeto pedagógico da unidade, que aborda a temática da sustentabilidade com foco na interação entre as gerações.
Texto: Juscelene Melo
Edição: Denis Rocha