
Em sessão solene de homenagem aos 100 anos do Grupo Globo e 60 anos da Rede Globo, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu a democracia, o direito à informação e a liberdade de imprensa.
“O capítulo dedicado à comunicação social em nossa Constituição, por exemplo, estabelece, com clareza, que a imprensa livre e plural é um pilar da democracia brasileira e um instrumento indispensável à cidadania”, afirmou.
Trajetória
Motta destacou a trajetória do Grupo Globo desde os tempos do jornal impresso, passando pela rádio, pela televisão e pelas plataformas digitais. Para Motta, a empresa soube se adaptar às mudanças tecnológicas e aos novos meios de informar.
“O sucesso de tantas décadas de trabalho é, certamente, um reflexo claro da relevância de seu conteúdo e das inestimáveis contribuições para a formação da opinião pública”, destacou.
Elo entre realidades
O presidente ressaltou ainda o papel da Rede Globo como um agente de integração nacional, um mediador entre as diferenças regionais e um organizador simbólico da vida social. Segundo ele, a emissora desempenhou a função de elo entre realidades diversas, aproximando culturas, sotaques, paisagens e modos de vida que, de outro modo, permaneceriam distantes.
“Essa capacidade de integrar e de dar visibilidade à pluralidade nacional representa, sem dúvida, uma das maiores contribuições da emissora à construção de uma consciência coletiva”, afirmou Motta.
“Nesse sentido, celebrar os 100 anos do Grupo Globo e os 60 anos da Rede Globo de Televisão é também celebrar o papel do jornalismo profissional, que, em sua essência, busca servir ao interesse público, garantir transparência na informação e fortalecer as instituições democráticas”, finalizou o presidente.
Câmara Comissão aprova isenção de encargo do setor elétrico para usinas nucleares
Câmara Comissão aprova prazo de até 120 dias para banco formalizar contratos do Minha Casa, Minha Vida
Câmara Comissão aprova projeto que inclui turismo como foco orçamentário de política do idoso