Quinta, 21 de Agosto de 2025
22°

Tempo limpo

Palmas, TO

Geral Tocantins

Com mais de 43 mil pessoas atendidas e 60 mil serviços realizados, PronTO de Porto Nacional completa 1 ano de atendimento ao público

Unidade reúne serviços de diversos órgãos estaduais oferecendo praticidade, agilidade e bom atendimento à população de Porto Nacional

20/08/2025 às 12h55
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Vanessa Martins moradora de Porto Nacional, destaca a agilidade e praticidade dos serviços oferecidos pelo PronTO - Foto: Sarah Melisa/Governo do Tocantins
Vanessa Martins moradora de Porto Nacional, destaca a agilidade e praticidade dos serviços oferecidos pelo PronTO - Foto: Sarah Melisa/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Administração (Secad), comemora o 1º ano de funcionamento da Unidade do PronTO em Porto Nacional. A unidade já atendeu aproximadamente 43 mil pessoas e realizou mais de 60 mil serviços para a população. Inaugurado em 2024, o espaço centraliza mais de 10 órgãos estaduais, garantindo praticidade e agilidade ao cidadão.

Com horário ampliado, o PronTO facilita o acesso da população aos serviços do governo, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h, a Unidade localizada na Rua Antônio Aires Primo, nº 2597, proporciona aos portuenses um espaço de assistência e prestações de serviços.

O secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho, afirma que o PronTO é um espaço que garante dignidade e eficiência ao usuário e que o primeiro ano de funcionamento é motivo de orgulho para toda a gestão. “Conseguimos alcançar índices expressivos de atendimentos, mostrando que o serviço veio para facilitar a vida do cidadão e seguiremos investindo para ampliar ainda mais os serviços ofertados. Nosso compromisso é tornar o atendimento cada vez mais acessível e resolutivo. Já estamos em fase de estudo para realizar a implementação de outras unidades”, destaca o gestor.

Buscando aplicar ainda mais agilidade aos serviços públicos, a Unidade de Porto Nacional passou a contar com atendimento do Banco de Brasília (BRB), realizando assim, de forma provisória, de segunda a sexta-feira, atendimentos aos servidores estaduais que residem no município.

A diretora do programa PronTO, Elissa Moara Ribeiro, destaca que a Unidade alcançou avaliação considerada excelente pela população. “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo e confirma o pioneirismo desta unidade, que integra em um só espaço, além do atendimento inicial, diversos serviços técnicos de órgãos garantindo ao cidadão mais agilidade e eficiência para o seu dia a dia”, pontua.

Serviços

O PronTO em Porto Nacional centraliza mais de 10 órgãos como a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), Agência de Fomento, Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ruraltins e Servir.

PronTO

O PronTO é um programa do Governo do Tocantins voltado ao atendimento direto ao cidadão, sob gestão da Secretaria da Administração (Secad), por meio da Superintendência de Administração e Finanças.

A iniciativa tem como propósito aproximar a população dos serviços públicos, reunindo em um só espaço, órgãos estaduais da administração direta e indireta, além de instituições municipais e federais. O PronTO garante mais praticidade, comodidade e qualidade no atendimento, oferecendo atualmente mais de 300 serviços.

A gerente de Apoio Administrativo do PronTO de Porto Nacional, Cristiane Alves, ressalta que a Unidade busca entregar um serviço público de qualidade, humano e eficiente. “Aos cidadãos, razão maior do nosso trabalho, reafirmamos nossa gratidão e compromisso”, frisa.

Índices elevados

Tendo como resultado alto naNet Promoter Score (NPS), métrica utilizada para medir os níveis de satisfação e lealdade de assistência, o PronTO de Porto Nacional alcançou o conceito de excelência em atendimento ao público.

A cidadã portuense Vanessa Martins, relata como foi seu atendimento na Unidade. “Eu gosto muito do serviço ofertado pelo PronTO. Acho prático e bastante ágil, estou muito satisfeita com esses serviços rápidos e unificados”, pontua a moradora.


Com mais de 43 mil pessoas atendidas e 60 mil serviços realizados, PronTO de Porto Nacional completa 1 ano de atendimento ao público
Inaugurado em 2024, a Unidade conquistou altos índices de satisfação da população - Angel Lima/Governo do Tocantins
Com mais de 43 mil pessoas atendidas e 60 mil serviços realizados, PronTO de Porto Nacional completa 1 ano de atendimento ao público
Unidade do PronTO em Porto Nacional já ultrapassou 60 mil serviços - Sarah Melisa/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.