
O Tocantins foi eleito, pela primeira vez, para presidir a vice-presidência do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema Socioeducativo (Fonacriad) para o biênio 2024-2026. O Fonacriad é uma organização técnica e autônoma, apartidária e sem fins lucrativos, composta por gestores estaduais do atendimento socioeducativo.
A superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SASPDCA) da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Zeroildes Miranda, eleita para a vice-presidência, falou da satisfação de presidir pela primeira vez um Fórum em âmbito nacional. “Com muita alegria, a região Norte recebe essa cadeira e a missão de representar os demais estados na composição da diretoria do Fonacriad. O Tocantins está de parabéns, porque o Fórum é um espaço de representatividade da política socioeducativa e, quando o Estado e sua região têm uma cadeira na diretoria, traz consigo maior espaço de fala e representatividade", afirmou.
Aproveitando a oportunidade, a nova vice-presidente fez agradecimentos. "Agradeço em nome de todas e todos os operadores do sistema socioeducativo tocantinense ao nosso secretário Deusiano Amorim, ao nosso secretário-executivo Hélio Marques e ao Governo do Tocantins, por meio do governador Wanderlei Barbosa, por todo apoio que a gestão tem dado para que a gente venha a assumir também esse espaço de tamanha responsabilidade”, reforçou.
Eleição
A eleição foi realizada durante a primeira reunião técnica de 2024, que ocorreu entre os dias 20 e 22 de março, em Foz do Iguaçu, no Paraná, com o temaA Política de Atendimento e Acompanhamento a Adolescentes eJovens Pós-Cumprimento de Medida Socioeducativa de Privação e Restrição de Liberdade e seu Financiamento.
A diretoria do Fórum é composta por presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. A sede do Fórum é no estado do presidente eleito, que para o próximo biênio elegeu como presidente, Roberto Bassan, do Ceará.
Justiça Mendes defende atuação de Toffoli no inquérito do Banco Master
Justiça Fachin diz que democracia atravessa tempos desafiadores
Justiça Moraes pede relatório de visitas e rotina de Bolsonaro na prisão