Com o tema ‘Direitos Humanos no Dia a Dia: Viver, Respeitar e Servir’, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura de Palmas realizou, nesta terça-feira, 19, às 16 horas, mais uma edição do Programa Saber para Servir, debatendo assuntos como a importância da inclusão, da diversidade e da segurança no direito de ir e vir, destacando o papel da mobilidade urbana na promoção da dignidade e na efetivação da justiça social.
O papel tanto dos servidores da mobilidade urbana quanto daqueles da igualdade racial e direitos humanos na garantia da segurança da população foi destaque na discussão. Nesse sentido, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Francisco Seixas, reforçou o compromisso de alinhar as pautas das duas pastas, com o objetivo de fortalecer ações que assegurem, ao mesmo tempo, a proteção e a promoção dos direitos humanos em Palmas.
Já o secretário municipal de Igualdade Racial e Direitos Humanos, José Eduardo Azevedo, declarou que “antes de presumirmos como o outro deve ser tratado, é importante entendermos como ele deseja ser tratado. Precisamos, primeiro, ouvir as pessoas para depois ajudá-las”.
A vereadora do coletivo Somos, Thamires Lima, chamou atenção para os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no dia a dia pela Capital: “vamos refletir sobre como é, por exemplo, para uma pessoa com deficiência física se locomover pela cidade”. Nesse mesmo sentido, foi ressaltada a importância da escuta ativa, sobretudo em relação à população em situação de vulnerabilidade.
Texto: Samuel Cunha, sob a orientação de Abelson Ribeiro
Edição: Denis Rocha