
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult), celebrou o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado nesse domingo, 17, ressaltando a importância de proteger, promover e valorizar as manifestações que compõem a identidade do povo brasileiro. No Tocantins, essa data ganha um significado especial, pois abriga um vasto e diversificado conjunto de bens culturais, que vão de monumentos históricos e cidades tombadas a festas, saberes tradicionais e expressões populares.
Nesse cenário, a Secretaria da Cultura do Tocantins tem atuado de forma contínua para proteger e promover esses bens, seja com ações de manutenção, restauro, mapeamentos, inventários e dossiês que estão sendo executados pelo Governo do Estado. "Celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural é reafirmar o compromisso do Tocantins com a preservação da nossa memória e identidade, além de ser uma das missões confiadas a nós pelo governador Wanderlei Barbosa. Cada bem cultural, seja uma festa tradicional, um ofício ancestral ou uma construção histórica é uma ponte entre o passado e o futuro. Nossa missão é garantir que essas manifestações sigam vivas, fortalecendo o sentimento de pertencimento e orgulho do nosso povo”, afirma o secretário da Cultura do Tocantins, Tião Pinheiro.
Celebrar a data para o Tocantins é reafirmar o compromisso de manter vivas as histórias e tradições que moldam a essência de seu povo. Cada igreja, cada festa, cada canto e cada peça artesanal não apenas contam o passado, mas também inspira o presente e abre caminhos para que a cultura siga sendo fonte de orgulho e pertencimento para as futuras gerações, como reforça o superintendente de Incentivo e Fomento à Cultura, da Secult, Antônio Miranda. “Hoje celebramos essa data que nos convida a valorizar e preservar as riquezas culturais do Brasil. No Tocantins, o patrimônio é representado pela arquitetura colonial, as festas tradicionais, as expressões populares e o saber fazer do nosso povo”, complementa o superintendente.
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o patrimônio cultural não se restringe a prédios e objetos, mas abrange também festas, saberes, ofícios, músicas, danças e tradições que fortalecem laços comunitários e atravessam gerações.
Patrimônio Cultural Material
O patrimônio cultural material do Tocantins reúne construções, centros históricos tombados, monumentos, objetos artesanais e espaços de memória que narram a trajetória do Estado e de seu povo.
No Tocantins, são referências do patrimônio: o Museu Histórico do Tocantins – Palacinho, primeiro prédio público construído em Palmas, feito em madeira de jatobá, o Palacinho foi sede do governo estadual e hoje abriga acervo histórico, artístico e etnográfico. Tombado em 1992, o espaço é símbolo da história recente do Tocantins e recebe ações permanentes de preservação.
O Centro Histórico de Natividade, cidade tombada pelo Iphan, mantém construções coloniais erguidas em pedra canga, igrejas históricas e ruínas de templos do período escravocrata. A cidade é também um polo de produção artesanal, com destaque para as joias em filigrana de ouro.
O Centro Histórico de Porto Nacional, está localizado no município conhecido como “Capital Cultural do Tocantins”, que conserva seu casario do século XIX, praças e templos, como a Catedral de Nossa Senhora das Mercês. A cidade preserva a atmosfera de tempos antigos e mantém viva sua tradição religiosa e cultural.
As joias em filigrana de Natividade também são referências culturais do estado. A arte de moldar fios de ouro em desenhos delicados é uma tradição secular herdada da colonização portuguesa. Hoje, ourives locais continuam a produzir peças que encantam turistas e colecionadores.
Construções religiosas e mobiliário artesanal, igrejas, praças e objetos como gamelas e jacás confeccionados em madeira de buriti traduzem a habilidade artesanal e o conhecimento transmitido de geração em geração.
Patrimônio Cultural Imaterial
Já o patrimônio cultural imaterial se manifesta nas festas populares, nas danças, nas expressões religiosas, nos saberes tradicionais e nas práticas transmitidas de geração em geração. É nele que pulsa a essência viva da cultura tocantinense, revelada em romarias, artesanatos, cantos, ritmos e rituais que mantêm viva a identidade coletiva. Essas manifestações, embora intangíveis, fortalecem os laços comunitários, preservam a memória afetiva e garantem que o legado cultural continue sendo renovado e celebrado pelas novas gerações.
Confira alguns dos principais patrimônios culturais imateriais: Festa do Divino Espírito que ocorre em todo o estado é uma das maiores celebrações religiosas do Tocantins, reúne cortejos, cantos, encenações e rituais que misturam fé e identidade cultural, mobilizando toda a comunidade.
Artesanato de capim-dourado é símbolo da identidade tocantinense. O capim dourado é transformado em peças artesanais que combinam beleza e sustentabilidade, especialmente na região do Jalapão.
A corrida de toras dos povos Timbira (Krahô e Apinajé) é uma prova de força e resistência, tradição indígena realizada coletivamente e reforça valores como união e pertencimento.
Referência também do patrimônio cultural imaterial é a ourivesaria em filigrana de Natividade. O saber-fazer da filigrana é um patrimônio imaterial passado de mestres para aprendizes, garantindo a continuidade de uma técnica delicada e refinada.
As bonecas Karajá Ritxòkò e Ritxòò são mais do que peças de cerâmica, carregam histórias, crenças e valores, transmitindo a memória cultural do povo Karajá.
A dança da Suça acompanhada de tambor e jiquitaia, une música, dança e canto em celebrações comunitárias cheias de energia. A produção de bolos e biscoitos Amor-Perfeito é declarado como patrimônio cultural pela Lei estadual nº Lei 2.185, de 10 de novembro de 2009. Na culinária centenária, receitas passadas de geração em geração preservam o sabor e a memória afetiva das famílias tocantinenses.
Congos e Taieiras são expressões festivas com canto, dança e vestimentas tradicionais que unem devoção e espetáculo, fortalecendo a identidade das comunidades.
 Tocantins  Governo do Tocantins recebe equipe do longa de comédia “O Julgamento de Arlete”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo
  Tocantins  Governo do Tocantins recebe equipe do longa de comédia “O Julgamento de Arlete”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo   Tocantins  Prazo para credenciamento dos Pontos de Cultura é prorrogado até domingo, 26
  Tocantins  Prazo para credenciamento dos Pontos de Cultura é prorrogado até domingo, 26   Tocantins  Espetáculo “Léia e a boroca cor de céu” leva a magia da literatura tocantinense para escolas em municípios do estado
  Tocantins  Espetáculo “Léia e a boroca cor de céu” leva a magia da literatura tocantinense para escolas em municípios do estado  Tocantins  MovCEU leva arte, tecnologia e cultura à comemoração dos 62 anos de Paraíso do Tocantins
  Tocantins  MovCEU leva arte, tecnologia e cultura à comemoração dos 62 anos de Paraíso do Tocantins   Tocantins  Governo do Tocantins lança consulta pública sobre o edital do Salão de Artes Visuais do Tocantins
  Tocantins  Governo do Tocantins lança consulta pública sobre o edital do Salão de Artes Visuais do Tocantins   Tocantins  Emoção e sensibilidade marcam a abertura da exposição “Entre Gravuras e Traços” com o espetáculo Sampiano – sons que contam histórias
  Tocantins  Emoção e sensibilidade marcam a abertura da exposição “Entre Gravuras e Traços” com o espetáculo Sampiano – sons que contam histórias  Tocantins  Governo do Tocantins promove escutatória para construção coletiva da programação do Fórum e da Teia Estadual de Cultura Viva
  Tocantins  Governo do Tocantins promove escutatória para construção coletiva da programação do Fórum e da Teia Estadual de Cultura Viva   Tocantins  Realizada pelo Governo do Tocantins, exposição “Entre Gravuras e Traços” emociona público e celebra o legado da arte brasileira
  Tocantins  Realizada pelo Governo do Tocantins, exposição “Entre Gravuras e Traços” emociona público e celebra o legado da arte brasileira   Tocantins  Com apoio do Governo do Tocantins, exposição “Entre Gravuras e Traços” emociona público e celebra o legado da arte brasileira
  Tocantins  Com apoio do Governo do Tocantins, exposição “Entre Gravuras e Traços” emociona público e celebra o legado da arte brasileira  
  
  
 