
Com a proposta de fortalecer a rede de proteção e sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado, da prevenção e da denúncia frente às violações de direitos que afetam diretamente o desenvolvimento infantil e juvenil, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em ação integrada com os municípios, promoveu, nesta semana, palestras e rodas de conversa voltadas ao enfrentamento do trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nos municípios de Pedro Afonso, Tupiratins, Barra do Ouro e Goiatins.
A iniciativa reuniu a rede de proteção para fortalecer as ações de enfrentamento e garantir os direitos da infância, com a presença de representantes das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Durante os encontros, a representante da Gerência do Trabalho Decente da Setas, Daiana Costa, destacou o papel essencial da articulação entre os órgãos para enfrentar essas violações. “Essas situações, infelizmente, ainda fazem parte da realidade de muitas crianças e adolescentes. Por isso, momentos como este são fundamentais para refletirmos sobre o papel de cada um na prevenção, no acolhimento e na denúncia. Nenhuma criança deve ter sua infância interrompida por trabalho ou abuso”, afirmou.
A presidente do CMDCA de Tupiratins, Ruth Moreira, reforçou o impacto positivo da mobilização nos municípios participantes. “Nosso trabalho é proteger e isso só é possível quando há diálogo, articulação e mobilização. Precisamos garantir que nossas crianças cresçam com dignidade, seguras e livres de qualquer forma de violência. A informação é uma ferramenta poderosa para transformar essa realidade”, observou.
As atividades também incluíram debates sobre estratégias de prevenção e promoção de uma infância segura, fortalecendo o compromisso das famílias, das escolas e das instituições locais com a causa.
A campanha reforça que proteger a infância é responsabilidade de todos e que a denúncia por parte do cidadão pode mudar uma vida. A população foi orientada a denunciar qualquer caso de violação de direitos, de forma anônima, pelo Disque 100 ou diretamente ao Conselho Tutelar do município.
O que é trabalho infantil?
O trabalho infantil é definido como qualquer forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida pela legislação de cada país. No Brasil, o trabalho é proibido para menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. A proibição se estende aos menores de 18 anos para atividades noturnas, perigosas, insalubres ou inseridas na lista das piores formas de trabalho infantil. Socialmente, o trabalho infantil é uma violação dos direitos humanos que impede o desenvolvimento saudável e integral das crianças e dos adolescentes, sendo combatido por leis nacionais e convenções internacionais.
Como identificar?
Como o próprio nome indica, são atividades que trazem altos riscos à vida de crianças e adolescentes: trabalhos que exponham a criança a abuso físico, psicológico ou sexual; trabalho subterrâneo, debaixo d'água, em alturas perigosas ou em espaços confinados; trabalho com equipamentos e instrumentos perigosos, entre outros.
Tocantins Governo lança programa Tocantins Presente, em Miracema, com ampla atuação da Setas e serviços diretos à população
Tocantins Governo do Tocantins firma parceria com Exército Brasileiro para qualificação e inserção no mercado de trabalho de jovens egressos do serviço militar
Tocantins Governo do Tocantins encerra 1º Encontro dos Gestores dos Postos do Sine com formações técnicas e entrega de certificados
Tocantins Governo do Tocantins reúne gestores e fortalece rede Sine com foco no futuro do atendimento ao trabalhador
Tocantins Setas promove capacitações para ampliar oportunidades no mercado de trabalho no Tocantins
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins fortalece rede Sine com 1º Encontro Estadual de Gestores
Tocantins Governo do Tocantins promove Feira da Sustentabilidade da Setas, em 2 de dezembro
Tocantins Governo do Tocantins encerra ciclo de oficinas do Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária
Tocantins Governo do Tocantins e municípios discutem políticas de assistência social durante a Comissão Intergestores Bipartite