
A cidade de São Paulo registrou redução significativa nos casos de dengue no primeiro semestre do ano. Segundo o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, em comparação o mesmo período de 2024, a capital teve queda de 90,5% nos casos confirmados.
Os dados também revelam que a redução dos casos na capital foi maior que a média nacional. A média nacional teve queda de 78,6% em 2025 na comparação com o mesmo período do ano passado.
As doenças causadas por arboviroses têm um padrão sazonal em que a maioria dos casos se concentra no primeiro semestre do ano.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os meses de fevereiro e abril costumam ter maior nível de incidência da doença. Neste período, em 2025, os casos confirmados apresentaram uma baixa considerável.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
A partir da semana epidemiológica 18 (de 27/04/2025 a 3/05/2025), a cidade começou a apresentar uma redução mais significativa. Desde a semana 14 (de 30/03/2025 a 05/04/2025), quando foram registrados 4.748 casos, o número caiu gradativamente até atingir 509 casos na semana 25 (de 15/06/2025 a 21/06/2025).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os motivos para a diminuição de casos do ano passado para este ano foram as ações de combate contra a doença, que incluem eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti , visitas domiciliares e campanhas sobre o risco da dengue.
Outra medida essencial são as campanhas de vacinação contra a dengue. Iniciadas em abril de 2024, foram aplicadas 628.286 doses de vacina em todo o país. A cobertura vacinal foi de 61,95% para a primeira dose e 33,18% para a segunda.
A vacinação está disponível para adolescentes de 10 a 14 anos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
*Estagiário sob supervisão de Eduardo Luiz Correia
Tocantins Polícia Civil cumpre prisões preventivas e procura investigada no âmbito da Operação Falsa Emergência
Geral Polícia faz ação para cumprir 56 mandados de prisão na Maré, no Rio
Geral Decreto regulamenta Lei da Segurança Privada no país
Tocantins Governo do Tocantins promove 2º Simpósio de Gestão Compartilhada dos Colégios Militares e Cívico-Militares
Tocantins Agência de Metrologia orienta consumidores para compras seguras no Dia dos Namorados
Tocantins Em alusão ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, projeto da Adapec leva educação sanitária a estudantes
Tocantins Em Miracema e Miranorte, governador Wanderlei Barbosa vistoria obras e anuncia novos investimentos para mobilidade urbana e educação
Tocantins SSP e Casa Civil alinham monitoramento de projetos estratégicos da Segurança Pública
Tocantins Escola estadual de Formoso do Araguaia conquista prêmio nacional com receita da alimentação escolar