
A Rota Turística Costa Azul, no litoral norte de Santa Catarina, está oficialmente criada. A Lei 15.166, de 2025, foi publicada noDiário Oficial da Uniãonesta quinta-feira (17). A norma, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, serve para estimular o desenvolvimento do turismo nos municípios de Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha e Navegantes, que passam a compor a rota.
A lei estabelece que a Rota Turística Costa Azul será direcionada aos segmentos de turismo de praia, esportes náuticos, turismo cultural, histórico, religioso, gastronômico e de natureza. Municípios que venham a ser criados por desmembramento ou fusão dessas quatro cidades também poderão ser incluídos na rota.
A estruturação, a gestão e a promoção dos atrativos turísticos da região deverão contar com o apoio dos programas oficiais destinados ao fortalecimento da regionalização do turismo.
O texto, oriundo do Projeto de Lei (PL) 2.154/2022 , é de autoria do deputado federal Rodrigo Coelho (Podemos-SC). No Senado, foi relatado pelo senador Jorge Seif (PL-SC) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), que aprovou a proposta em junho.
Para Seif, a formalização da rota representa estímulo significativo à economia catarinense.
— Trata-se de um apoio muito importante e efetivo que o poder público pode fornecer aos empreendedores e trabalhadores catarinenses, já que o turismo tem a capacidade de movimentar inúmeros setores da economia — afirmou.
Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Patrícia Oliveira
Senado Federal Plenário do Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Lei exige coleta de DNA de condenado a pena em regime inicial fechado