
O Governo do Tocantins segue promovendo ações estratégicas que vêm transformando o cenário audiovisual local e projetando o estado no mapa da produção cinematográfica nacional. Reflexo desse trabalho é a presença da cineasta tocantinense Eva Pereira na comissão da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, responsável por escolher o filme brasileiro que disputará uma vaga no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional.
A comissão, composta por 15 membros entre eleitos e convidados, como o ator e diretor Lázaro Ramos, a produtora Sara Silveira e a jornalista Simone Zuccolotto, foi anunciada oficialmente na sexta-feira, 11 de julho. A participação de Eva Pereira foi viabilizada por meio de uma eleição nacional entre profissionais do setor.
A conquista é motivo de celebração para o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que reconhece o feito como resultado direto do fortalecimento das políticas públicas voltadas à cultura e ao audiovisual, implementadas nos últimos anos.
Para o secretário Tião Pinheiro, “a escolha da cineasta tocantinense Eva Pereira como integrante da comissão que vai escolher o filme brasileiro que disputará vaga no Oscar 2026 na categoria Melhor Filme Internacional pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais tem um significado muito importante para a produção audiovisual do interior dos vários Brasis de um país continental como o nosso. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura e na pessoa do governador Wanderlei Barbosa, parabeniza a Eva e todos que atuam para levar o Tocantins a transpor limites geográficos nas asas criativas da sétima arte. Esse reconhecimento reforça nosso compromisso com o fomento contínuo ao setor cultural”, afirmou o secretário de Cultura, Tião Pinheiro.
A cineasta e fundadora da Cunha Porã Filmes, destaca que a escolha representa um grande destaque e reconhecimento para o audiovisual local. "Foi uma grata surpresa. Fui eleita para integrar a comissão ao lado de pessoas que admiro muito. Isso significa muito, não só para mim, cineasta tocantinense, mas para o audiovisual do Tocantins e do Norte do Brasil como um todo. São os nossos olhares sendo descobertos, os olhares de outros Brasis que compõem o grande Brasil. Então, tem uma representação muito forte. Minha primeira obstinação foi fazerO Barulho da Noite, uma história que me atravessou e que, ao longo da pesquisa, percebi que atravessou a vida de muitas mulheres. O filme abriu um leque muito grande de perspectivas para mim, profissionalmente, e também atraiu olhares para o nosso audiovisual, que já tem um legado com várias pessoas que abriram caminhos", destacou Eva Pereira.
A cineasta reflete ainda que o audiovisual tocantinense já possui um legado de precursores. “Isso coroa todos os trabalhos, que não são só meus, mas de todos nós, do Tocantins, e também do audiovisual do Norte do Brasil. Estou muito feliz em compor essa comissão”, complementou.
Nos últimos anos, produções do Tocantins têm circulado em importantes mostras dentro e fora do país, contribuindo para uma nova fase da cadeia produtiva do audiovisual regional. As obras vêm se destacando por sua força estética e compromisso com temas como identidade, ancestralidade, diversidade cultural e justiça social.
Atuação internacional
Com mais de duas décadas de atuação no audiovisual, Eva Pereira tem uma trajetória marcada por dedicação, sensibilidade estética e compromisso com temas sociais. Nascida e criada na zona rural do Tocantins, construiu uma carreira consistente como diretora, roteirista e produtora, tendo fundado a Cunha Porã Filmes, produtora reconhecida por valorizar narrativas periféricas, indígenas e populares.
Sua obra tem circulado amplamente em festivais nacionais e internacionais conquistando importantes premiações. Um de seus longas mais aclamados,O Barulho da Noite, percorreu mais de oito países, foi exibido em três continentes e venceu prêmios em festivais como os do Los Angeles Brazilian Film Festival e o Festival de Cinema de Gramado, além de integrar o prestigiado Marché du Film, em Cannes.
Tocantins Durante caravana do projeto Vida de Mulher, Secult amplia acesso ao cadastro de artesãs no norte do Tocantins
Tocantins Secult destaca produções tocantinenses para assistir, ouvir e visitar
Tocantins Viabilizada pelo Governo do Tocantins, websérie Black Music TOur chega à terceira temporada com estreia nesta quarta-feira, 28
Tocantins Governo do Tocantins viabiliza produção de álbum autoral da banda tocantinense Big Marias
Tocantins Festejo de São Sebastião integra o Calendário Cultural do Tocantins e fortalece tradições nos municípios do estado
Tocantins Projeto "Invasão do Pequi 2" une música e artes visuais em exposição em Palmas
Tocantins Com incentivo do Governo do Tocantins, série em quadrinhos de autor tocantinense é lançada em Palmas
Tocantins Exposição “Antropogênico” segue até dia 14 de janeiro no Palácio Araguaia com entrada gratuita
Tocantins Viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, longa-metragem “Entramas” chega a Bangladesh e marca estreia internacional