
A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (15) o projeto de lei que reconhece a Dança de São Gonçalo como manifestação da cultura nacional. A matéria segue para análise na Câmara dos Deputados — a não ser que seja apresentado recurso para votação no Plenário do Senado.
Esse projeto ( PL 2.936/2024 ) é de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE). A iniciativa contou com parecer favorável da senadora Zenaide Maia (PSD-RN).
A Dança de São Gonçalo é uma manifestação folclórica religiosa encontrada em diversas regiões do Brasil, com variações de acordo com a localidade. Geralmente realizada como pagamento de promessa ao beato São Gonçalo de Amarante, ela envolve dança, música e canto, muitas vezes com o uso de instrumentos como a viola, o tambor e o pandeiro.
Os participantes, em trajes típicos ou vestimentas que remetem ao santo, executam movimentos que podem incluir arcos, giros e batidas de pé, expressando sua devoção e gratidão pela graça alcançada ou pela esperança de sua realização.
"A importância cultural da Dança de São Gonçalo reside em sua capacidade de preservar memória e identidade de grupos sociais, transmitindo saberes e tradição através de gerações. Ela fortalece os laços comunitários, promove a expressão artística e religiosa e contribui para a diversidade do patrimônio imaterial brasileiro", ressalta Zenaide em seu parecer.
Lúrya Rocha, sob supervisão de Paola Lima.
Senado Federal Plenário do Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Lei exige coleta de DNA de condenado a pena em regime inicial fechado