
A regulamentação de atividades econômicas em terras indígenas — prevista em projeto que está sendo analisado no Senado — será tema do debate que a Comissão de Direitos Humanos (CDH) promove na terça-feira (15), a partir das 13h30.
O encontro, que deve contar com a participação de especialistas, vai discutir o PL 6.050/2023 (projeto que prevê essa regulamentação) eos possíveis impactos ambientais e sociais dessas atividades econômicas sobre os indígenas e suas terras.
O debate foi solicitado por meio de três requerimentos: REQ 66/2025 - CDH, do senador Rogério Carvalho (PT-SE); REQ 67/2025 - CDH, do senador Humberto Costa (PT-PE); e REQ 68/2025 - CDH, da senadora Augusta Brito (PT-CE).
Além deles, a presidente da CDH, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), subscreveu todos os três requerimentos.
Conforme apontado nessas solicitações, a Constituição de 1988 proíbe a exploração de terras indígenas por terceiros sem que haja uma regulamentação específica. Além disso, os senadores alertam em seus requerimentos para a necessidade de se avaliar a regulamentação proposta pelo PL 6.050/2023 — e também por propostas semelhantes que tramitam no Congresso — para evitar o risco de uma exploração predatória e a violação de direitos fundamentais.
Lúrya Rocha, sob supervisão de Patrícia Oliveira.
Senado Federal Plenário do Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Lei exige coleta de DNA de condenado a pena em regime inicial fechado