Seis equipes do Projeto Vóvôlei, do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, que tem a gestão da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) e parceria com a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), participam da Superliga das Américas de Vôlei Adaptado à Melhor Idade, principal evento da modalidade no País. O evento teve início na quarta-feira, 9, na Escola Estadual em Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso.
Nesta quinta-feira,11, a programação contará com 17 jogos. O treinador e coordenador do Projeto VóVôlei, professor Allan Dutra, destacou que a intenção é promover a saúde e qualidade de vida dos idosos usuários do parque. “Entramos no mapa nacional de voleibol adaptado, mas a competição não é o foco do projeto. Nosso objetivo é proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos idosos”, pontuou.
“Quem quiser viver mais, tem que fazer como eu, praticar esporte”, aconselha o aposentado Arestides Ruiz Vasques, de 88 anos, que participa do Projeto Vó Vôlei e que vai jogar na categoria 75 +. Para a sua esposa, Brasilina Ferrarin Ruiz, de 82 anos, que também é frequentadora do Parque da Pessoa Idosa e participa do projeto, eventos como esse contribuem também para a interação social. “É uma felicidade participar desses jogos porque aumenta nosso círculo de amizade, não ficamos isolados e melhora nossa saúde física e mental”.
A gerente do Parque da Pessoa Idosa, Ilma Jardim Vieira, enfatiza a importância da participação do grupo na Superliga das Américas. “Ficamos felizes em ver nossos idosos nesta competição, porque isso reforça que a gestão municipal tem fortalecido as políticas públicas que atendam esse público”, disse, enfatizando que as equipes de Palmas estão em busca do ouro.
Competição internacional
O evento segue até domingo, 13, com competições durante todo o dia. São mais de 1.000 atletas, incluindo desportistas vindos da Argentina, Peru e Uruguai e a participação de 20 delegações dos estados do Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo e Tocantins.
A 5ª Final Nacional da Superliga das Américas 2025 de Vôlei Adaptado é realizada pela Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA) ePalmas Convention Bureau, o com apoio da Prefeitura de Palmas, do Governo do Tocantins, Federação do Comércio do Tocantins (Fecomércio), Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) e do senador Eduardo Gomes.
Texto: France Santiago
Edição: Juliana Matos