
Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (9), o senador Fernando Dueire (MDB-PE) relatou sua visita a dois locais onde são desenvolvidos projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB): a unidade da Embraer no município de Gavião Peixoto (SP) e a Base Aérea de Anápolis (GO). Ele disse que as visitas evidenciaram o papel fundamental da indústria nacional de defesa no fortalecimento da soberania e da capacidade tecnológica do país.
O senador contou que conheceu de perto aeronaves como o A-29 Super Tucano, o KC-390 Millennium e o caça Gripen, que, segundo ele, representam avanços expressivos na defesa aérea brasileira e geram impactos positivos na economia.
— Trata-se de uma aliança visionária que comprova a importância do investimento em ciência, tecnologia e soberania — afirmou Dueire ao defender a parceria entre a Força Aérea Brasileira e a indústria privada que existe no caso da Embraer.
O parlamentar também ressaltou o profissionalismo dos militares da FAB e defendeu a continuidade dos investimentos na área da defesa. Para Dueire, garantir os recursos orçamentários necessários ao setor é responsabilidade do Estado brasileiro e é essencial para manter a capacidade operacional da Aeronáutica.
Senado Federal Plenário do Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Lei exige coleta de DNA de condenado a pena em regime inicial fechado