Cinco seletivas já foram realizadas no Tocantins como parte da etapa estadual do campeonato nacional de batalhas de rima de hip-hop. Com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), os eventos têm promovido o talento e o protagonismo juvenil, além da valorização da cultura hip-hop. Nesta quarta, 9, acontece a seletiva Batalha do Indígena, na Praça dos Povos Indígenas, a partir das 19 horas, em Palmas.
Desde o dia 10 de junho, jovens MCs têm ocupado praças e espaços urbanos em Palmas em busca de uma vaga na seletiva estadual que acontecerá em 20 de setembro. A competição definirá o representante tocantinense no Campeonato Nacional de Batalha de Rima. Ao todo, 16 seletivas estão previstas até a data da final, com realizações no interior. A primeira seletiva no interior, sendo a quinta em toda a programação, aconteceu neste domingo, 6, em Gurupi.
Para o secretário Eduardo Azevedo, a iniciativa representa mais do que uma competição artística, é um espaço de afirmação cultural e cidadania para juventudes historicamente marginalizadas. “As batalhas de rima são um potente instrumento de expressão, crítica social e construção de identidade da juventude periférica. Nosso papel enquanto poder público é garantir estrutura para que esses eventos aconteçam com dignidade, respeito e segurança”, afirma o secretário
Próximas seletivas
Além das batalhas já realizadas, outras 11 etapas estão previstas até setembro, incluindo mais seletivas em municípios do interior. A expectativa é ampliar a participação de jovens MCs de diferentes regiões do Estado.
Carlos Daniel Ramalho, conhecido como Carlão, é produtor e coordenador cultural do Coletivo Estadual de Batalhas de Rima no Tocantins. Para ele, o apoio da Prefeitura de Palmas tem sido decisivo para o fortalecimento da cultura hip-hop. “É muito bom ver iniciativas voltadas à construção de políticas públicas para a cultura periférica no Tocantins. Esse suporte do Município não fortalece apenas o hip-hop, mas valoriza os jovens da periferia que encontram nesse movimento uma forma de expressão, identidade e transformação social”, destacou.
A final estadual, marcada para 20 de setembro na Praça dos Girassóis, em Palmas, reunirá os vencedores das 16 seletivas para definir quem representará o Tocantins no campeonato nacional. O evento será aberto ao público e deve reunir artistas coletivos culturais e representantes da cena hip-hop local.
Finalistas:
Confira o cronograma:
Texto: Kaio Costa
Edição: Iara Cruz