O Governo do Tocantins, via Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), em parceria com o Distrito Sanitário Indígena do Tocantins (Dsei/TO), a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e as Secretarias Municipais de Saúde, atendeu, em um ano, mais de 5 mil indígenas com ações de saúde bucal, por meio do projetoSorrisos nas Aldeias.A iniciativa contemplou 60 aldeias, localizadas em 13 municípios tocantinenses.
OSorrisos nas Aldeiasestá inserido no programaUm Sorriso do Tamanho do Brasilda ABO, que envia kits de higiene bucal e possibilita a escovação supervisionada, após as palestras que são ministradas por técnicos da SES/TO e profissionais convidados. “É um projeto muito importante, que demonstra a preocupação do Governo do Tocantins e dos parceiros com a integralidade da assistência à população”, pontua o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O responsável pelo projeto e pela área técnica de Saúde Bucal da SES/TO, Luiz Fernando Varrone, enfatiza que a ação é um marco na promoção da saúde bucal em comunidades indígenas do Tocantins. “A parceria foi essencial para o sucesso da iniciativa, possibilitando ações educativas e preventivas com impacto positivo na qualidade de vida dos participantes”, salienta.
A diretora de Saúde Bucal de Lagoa da Confusão, Elisa Maria Coelho, reforça que, no município, o projeto levou cuidado, respeito e saúde bucal aos povos originários. “Mais que um atendimento odontológico, é um gesto de amor, valorização cultural e compromisso com a dignidade dos povos indígenas. Cada ação realizada é um passo para fortalecer a saúde integral e garantir que o sorriso brilhe onde tudo começou: na raiz da nossa história”, evidencia.