
A data de 30 de agosto é agora o Dia Nacional do Conselheiro Comunitário de Segurança. A Presidência da República sancionou a Lei 15.162 nesta sexta-feira (4) para instituir a celebração.
A homenagem refere-se aos integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança, que são cidadãos eleitos pela população para auxiliar as administrações estaduais nas políticas de segurança. Os conselhos propõem iniciativas e acompanham as políticas públicas, por exemplo.
A norma veio do projeto de lei (PL) 3.466/2021 , relatado na Casa pelo senador Marcio Bittar (União-AC). Segundo ele, a data celebrativa é uma forma de incentivar a sociedade a participar mais das questões que envolvem a segurança pública.
“Permitirá que a população tenha maior conhecimento sobre como essas entidades operam [...] Trata-se de atuação que vai desde a iluminação pública até a prevenção da violência, demonstrando, assim, sua função estratégica na construção de municípios mais seguros", explica Bittar no seu relatório.
A ex-deputada Paula Belmonte (DF) cita, na apresentação do projeto, que há cerca de 2,5 mil grupos do tipo no Brasil atualmente.
Os parlamentares escolheram o dia 30 de agosto em referência à data de conclusão da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), em 2009. O documento final apresentado no evento inclui os conselhos comunitários entre as diretrizes da política nacional de segurança pública.
Senado Federal Plenário do Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Lei exige coleta de DNA de condenado a pena em regime inicial fechado