Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
Com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte adequado de resíduos sólidos e entulhos, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, realizou na manhã desta quinta-feira, 03, a blitz educativa “Gurupi Cidade Limpa”. A ação aconteceu na Avenida Goiás, próximo ao Shopping Araguaia, e buscou alertar a população sobre os impactos das más práticas de destinação de resíduos em locais inapropriados, como lotes baldios e estradas vicinais.
A blitz faz parte da campanha Cidade Limpa, que será realizada quinzenalmente em diferentes pontos da cidade, e é desenvolvida em parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; de Infraestrutura; Desenvolvimento Urbano; Departamento de Posturas e demais órgãos da administração municipal.
Além das blitzen, a campanha inclui outras ações, como palestras em escolas e estabelecimentos comerciais, adesivaço de veículos que transportam Resíduos da Construção Civil (RCC) — visando à identificação e cadastramento junto ao Município — e o mapeamento de áreas com maior incidência de descarte irregular em Gurupi.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Wilson de Souza, destacou a importância da ação para promover uma mudança de cultura na comunidade. “A Prefeitura vem batendo nessa tecla porque entendemos que só com a participação da população conseguiremos tornar Gurupi uma cidade mais limpa, saudável e com melhor qualidade de vida para todos. A blitz é um momento de diálogo, de orientação e de reforço dessa conscientização”, afirmou.
Wilson também ressaltou que, desde que a campanha foi intensificada no final do ano passado, já é possível perceber resultados positivos. “Houve uma redução significativa do descarte irregular de lixo na cidade. A Cooperativa de Resíduos – COOPRE tem recebido mais materiais na área apropriada, e o Aterro Sanitário também registrou aumento na quantidade de resíduos descartados corretamente. Isso é fruto das ações educativas e da intensificação da fiscalização que estamos promovendo”, completou o secretário.