Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, promoveu na manhã desta quinta-feira, 03, a solenidade de reativação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), em cerimônia realizada no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas. Durante o evento, foram empossados os novos membros do Conselho, que tem como missão impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da cidade. O evento reuniu autoridades locais, representantes do comércio, instituições de ensino superior e membros da sociedade civil organizada.
Criado com o objetivo de promover a articulação entre o poder público, universidades, setor produtivo e sociedade civil, o CMCTI é peça fundamental para orientar, acompanhar e avaliar as políticas públicas relacionadas aos setores de ciência, tecnologia e inovação, contribuindo para o crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.
Transformação digital e cidade inteligente
A secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente do Conselho, Talita Ferreira, destacou que a reativação do CMCTI marca o início de uma nova fase em Gurupi. “Estamos retomando o Conselho porque temos grandes projetos, principalmente na área de transformação digital, que envolvem toda a cidade. Nosso foco é tornar Gurupi uma cidade inteligente, mais eficiente e inclusiva, alcançando desde as crianças até os nossos idosos, promovendo uma verdadeira inclusão digital”, disse Talita.
Gurupi como polo regional de inovação
Representando a prefeita Josi Nunes, o vice-prefeito Adailton Fonseca enfatizou a relevância do ato. “Ciência, tecnologia e inovação não são mais uma escolha ou opção, mas uma necessidade. Gurupi, como cidade polo no Sul do Estado, tem a responsabilidade de irradiar conhecimento e inovação para toda a região. E a reativação deste conselho é essencial para planejarmos o futuro da nossa cidade”, declarou.
Integração entre os setores
O representante titular do Sebrae no Conselho, Thiago Milhomem, afirmou que Gurupi já é referência em inovação no Tocantins. “Temos o melhor ecossistema de inovação do estado e, com o Conselho ativo, poderemos unir ainda mais o poder público, as universidades e o setor produtivo para criar um ambiente cada vez mais inovador. Agora é trabalhar para colocar as ações em prática”, pontuou.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig) e membro do conselho, Raimundo Bonfim, também destacou a relevância do momento. “Inovação não é só tecnologia, é também empreendedorismo. Gurupi está em plena expansão, com conquistas importantes nessa área. O Conselho tem um papel consultivo essencial para orientar esse crescimento de forma planejada e participativa”, afirmou.
Composição do Conselho
Compõem o CMCTI: