Quinta, 03 de Julho de 2025
23°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Assistência Social Tocantins

Com políticas publicas efetivas do Governo do Estado, Tocantins avança na política de Segurança Alimentar com adesão de novos municípios ao Sisan

São 57 municípios tocantinenses agora integrados ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

02/07/2025 às 12h38
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Adesão ao Sisan facilita o monitoramento e a avaliação das ações e programas no município - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Adesão ao Sisan facilita o monitoramento e a avaliação das ações e programas no município - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

O estado do Tocantins alcança a marca de 57 municípios tocantinenses integrados ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), um salto quantitativo bastante expressivo se comparado aos 18 municípios que faziam parte do sistema até o início de 2022.

A diretora do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e Programas Especiais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) do Tocantins, Rosane Voltorini, reforça que o avanço no número de adesões evidencia o compromisso do Governo do Tocantins com políticas públicas de combate à fome, promoção da alimentação saudável, valorização da agricultura familiar e fortalecimento da participação social. Para a diretora, esse crescimento reflete o esforço e o trabalho articulado entre a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/TO), a Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional da Setas, e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/TO), em parceria com os municípios e a sociedade civil.

Conceição do Tocantins, Formoso do Araguaia, Itacajá, Paranã e Tocantinópolis são os novos municípios tocantinenses que passaram a integrar o Sisan. A formalização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), de 30 de junho, por meio da Resolução nº 9/2025.

A adesão ao sistema possibilita que os municípios estruturem seus conselhos municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, criem instâncias intersetoriais de gestão, elaborem planos municipais de segurança alimentar e nutricional, e recebam apoio técnico, formações e recursos federais, possibilitando melhor organização e participação social na proposição de políticas públicas da área, além de facilitar o monitoramento e a avaliação das ações e programas no município.

O Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) tem o objetivo de promover a formulação e articulação de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), bem como o monitoramento e a avaliação das mudanças relacionadas à situação alimentar e nutricional da população.

Capacitação

A partir do segundo semestre de 2025, serão iniciadas capacitações voltadas aos conselhos municipais de SAN. Os municípios interessados em receber capacitação ou assessoramento técnico para adesão ao Sisan devem enviar solicitação formal para a Setas, por meio do e-mailgsan.setas@gmail.com

Mais informações pelo telefone da GSAN/Setas: (63) 3027-1818.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.