
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, capacitou nesta terça-feira, 1° de julho, uma nova turma do projetoMãos que Criam, em panificação artesanal. O evento ocorreu na sede do projeto, em Palmas. A turma conta com a participação de 10 alunos.
O foco da ação é a geração de trabalho e renda por meio do Programa de Inclusão Produtiva, promovido pela Setas, e é direcionada a famílias inscritas no Programa Bolsa Família (PBF), no Cadastro Único (CadÚnico) e demais públicos em situação de vulnerabilidade social.
“O curso dá direito a certificado, o que representa oportunidades concretas para o cidadão alcançar autonomia financeira e melhorar a qualidade de vida. Para o Estado, representa reduzir a dependência de programas assistenciais, e, ao estimular a produtividade, fortalece a economia local e a formalização de pequenos negócios, gerando desenvolvimento socioeconômico regional”, destacou a titular da Setas, Cleizenir Divina.
"Os cursos da Inclusão Produtiva promovem a capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade, ampliando suas chances de inserção no mercado de trabalho ou de geração de renda por meio do empreendedorismo", reforça o gerente do setor na Setas, Clay Rios.
Para a aluna da capacitação, Tatiana de Miranda Costa Monteiro, “com o certificado, o curso vai abrir muitas oportunidades de emprego e para empreender e ter mais uma fonte de renda, pois aqui aprendemos que há diversas formas de fazer o produto, com vários ingredientes, como a cenoura e a batata; e de fazer produtos variados aumentando a chance de vender mais. Moro em um condomínio e há muita procura pelo produto, então pretendo fazer e vender lá”, afirmou.
A entrega dos certificados acontece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) no período da tarde, ao final do curso.
Projeto Mãos que Criam
O projetoMãos que Criamé uma iniciativa do Governo do Tocantins, executada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps). Seu objetivo principal é promover a qualificação profissional e o acesso a crédito para gerar oportunidades de geração de renda, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto oferece cursos profissionalizantes e acesso a linhas de crédito para fomentar o empreendedorismo e a inclusão produtiva.
Mãos que Criam, na Rede Cuidar
O projetoMãos que Criamintegra a Rede Cuidar, estrutura coordenada pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), que organiza e potencializa as ações sociais do Governo do Tocantins em diferentes frentes. A Rede atua de forma transversal e colaborativa, conectando programas voltados à proteção social, à geração de renda, ao fortalecimento de vínculos comunitários e à valorização de grupos vulneráveis.
Nesse contexto, oMãos que Criamrepresenta uma das frentes voltadas ao estímulo do empreendedorismo feminino e da economia solidária, promovendo capacitação, autonomia financeira e valorização dos saberes populares, especialmente entre mulheres artesãs e costureiras.
Ao integrar a Rede Cuidar, o projeto reforça o compromisso do Governo do Tocantins com políticas públicas que transformam realidades e ampliam oportunidades.
Gurupi - TO Secretários de Assistência Social e da Mulher de Gurupi cumprem agenda em Brasília com o ministro Wellington Dias e fortalecem parcerias para ampliar políticas sociais no município
Tocantins Governo do Tocantins intensifica campanha contra o trabalho infantil durante o carnaval
Gurupi - TO Gurupi recebe campanha “Pule, Brinque e Cuide” e reforça proteção de crianças e adolescentes no Carnaval
Tocantins Em Brasília, Governo do Tocantins participa de debates estratégicos no Fórum Nacional de Assistência Social
Tocantins Governo do Tocantins promove oficinas e atendimentos no retorno às aulas do Projeto Mãos que Criam
Gurupi - TO Assistência Social de Gurupi realiza ação em apoio às famílias afetadas pelas fortes chuvas
Tocantins Governo do Tocantins assegura acolhimento humanizado na Casa de Apoio Vera Lúcia com atuação integrada entre Setas e Saúde
Tocantins Governo do Tocantins garante acolhimento humanizado na Casa de Apoio Vera Lúcia por meio de serviço integrado entre Setas e Saúde
Tocantins Governo do Tocantins reforça prevenção ao trabalho escravo e defesa da dignidade humana em todo o estado