O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), iniciou, nesta segunda-feira, 30, as primeiras capacitações do projetoMãos que Criamem Esperantina. Nesta semana, o município recebe os cursos de cabeleireiro, tranças e penteados, designer de sobrancelha e panificação tradicional.
Com foco na geração de trabalho e renda por meio da inclusão produtiva, cada capacitação tem carga horária de 40 horas, com turmas de até 15 alunos, realizadas de segunda a sexta-feira, em turnos de quatro horas. Em Esperantina, os cursos serão ofertados até a sexta-feira, 4 de julho. A ação é direcionada às famílias inscritas no Programa Bolsa Família (PBF), no Cadastro Único (CadÚnico) e aos demais públicos em situação de vulnerabilidade social.
A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos, destacou que o projetoMãos que Criamé essencial para todo o Tocantins. “Estamos vendo a iniciativa ganhando força e chegando aos municípios mais longínquos do estado. Tenho certeza de que a ação trará resultados satisfatórios também em Esperantina”, pontuou.
A prefeita de Esperantina, Maria Antonia Rodrigues dos Santos Silva, ressaltou que a ação oportuniza a geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social. “As turmas estão lotadas e podemos ver no semblante das pessoas a satisfação em participar.Estamos felizes com essa parceria e vamos buscar intensificá-la trazendo mais cursos”, enfatizou.
A secretária de Assistência Social de Esperantina, Maria Vanda Alves da Silva, reforçou a importância da iniciativa. “A cidade precisava dessa atenção para incentivar a profissionalização e estimular o empreendedorismo", salientou.
Mãos que Criam
O projeto é uma iniciativa do Governo do Tocantins, executado pela Setas, em conjunto com a Seps. O principal objetivo é promover a qualificação profissional e o acesso a crédito, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Rede Cuidar
O projeto integra aRede Cuidar, estrutura coordenada pela Seps, que organiza e potencializa as ações sociais do Governo do Tocantins em diferentes frentes. A Rede atua de forma transversal e colaborativa, conectando programas voltados à proteção social, à geração de renda, ao fortalecimento de vínculos comunitários e à valorização de grupos vulneráveis.
Nesse contexto, o projetoMãos que Criamrepresenta uma das frentes voltadas ao estímulo do empreendedorismo feminino e da economia solidária, promovendo capacitação, autonomia financeira e valorização dos saberes populares, especialmente entre mulheres artesãs e costureiras.