
O Governo do Tocantins, representado pelo secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, e pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, acompanhou, nesta quarta-feira, 18, a perfuração da primeira estaca no canteiro de obras do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual do Tocantins (HMME), em Palmas. O ato simbólico marca o início efetivo da implantação da nova unidade, considerada uma das iniciativas mais importantes para a saúde pública do estado.
A nova unidade hospitalar, que substituirá o atual Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), oferecerá serviços completos nas áreas de ginecologia, obstetrícia e atenção neonatal, com infraestrutura de ponta. Serão 210 leitos e 20 vagas na Casa Gestante, Bebê e Puérpera, ampliando em mais de 60% a capacidade de atendimento.
Além da expansão da estrutura física, o projeto traz inovações importantes para o cuidado especializado às mulheres e recém-nascidos, como a implantação da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) obstétrica-ginecológica do Tocantins, o aumento no número de leitos de UTI Neonatal e a construção de um heliponto, que garantirá maior agilidade no transporte de pacientes em situações de emergência.
O projeto também contempla a ampliação e modernização de serviços que já são destaque no HMDR, como o Banco de Leite Humano e o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis), reforçando o compromisso do Estado com o atendimento humanizado e qualificado.
O secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, destacou que o ato simbólico representa o início de um novo tempo para a saúde da mulher no Tocantins. "É a materialização de um projeto ousado, pensado para o futuro e construído com responsabilidade”, ressaltou.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, também enfatizou a importância do momento. “Este é um dia histórico para o SUS [Sistema Único de Saúde] tocantinense, pois esta é uma obra muito esperada pela população e pela equipe da secretaria, que não mediu esforços para a realização desse projeto. Agradecemos a participação das equipes da SPI [Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos] e da Tocantins Parcerias [Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias] pelo trabalho conjunto que permitiu estarmos hoje[quarta-feira, 18]iniciando efetivamente as obras. Seguiremos cumprindo as orientações do governador Wanderlei Barbosa para uma melhor assistência à nossa população”, salientou.
O Hospital da Mulher e Maternidade Estadual do Tocantins é projetado para se tornar uma referência no atendimento ao público feminino e neonatal na região Norte do Brasil.
Presenças
Também participaram do ato simbólico as equipes técnicas da SPI e da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO); o gerente de operações da Opy Healthcare, Leonardo Marques, empresa responsável pela execução do projeto por meio da primeira Parceria Público-Privada (PPP) em saúde do estado; e os membros do Comitê de Monitoramento e Gestão (CMOG), responsável pelo acompanhamento do contrato da PPP.
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi e Sebrae prorrogam participação do público no Circuito Gastronômico até 16 de dezembro
Geral App ajudará agentes públicos a trocarem informações de forma segura
Tocantins Foco em transparência: Governo do Tocantins esclarece que reduziu despesas com aeronaves, manteve apenas um contrato e o do jato de R$ 20 milhões foi encerrado
Tocantins Segurança Pública do Tocantins integra Operação Narke V e amplia ações contra o tráfico de drogas
Tocantins Governo do Tocantins e Judiciário entregam mais de 800 títulos de regularização fundiária em Augustinópolis e Sítio Novo
Tocantins Em fórum nacional, governador Laurez Moreira e ministro Márcio França reforçam parceria institucional para fortalecer pequenos negócios no Tocantins
Tocantins Com participação estratégica, Tocantins é destaque na 83ª Reunião Ordinária do Conaprev
Tocantins Tocantins alcança 4º lugar em ranking nacional de combate à alcoolemia e à embriaguez no trânsito
Tocantins Segurança Pública do Tocantins informa que corpo não identificado aguarda reconhecimento no IML de Palmas