
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine), participa nesta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13, doSeminário Nacional de Compartilhamento de Aprendizagens do Projeto de Cooperação França-Brasil. O evento marca a transição para segunda fase do projeto de modernização da intermediação de mão de obra nas agências do Sine, com o Compartilha Sine/Casa do Trabalhador. O evento é realizado em Brasília/DF e tem como público-alvo os gestores da Rede de Atendimento do Sistema Nacional de Emprego.
O seminário é parte das ações do acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e aFrance Travail(o Serviço Público de Emprego da França), com coordenação daExpertise Francee financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O projeto visa modernizar os serviços prestados pelas agências do Sine, por meio da implementação de metodologias já utilizadas com sucesso na França.
Representando a Setas, a gerente de Qualificação, Capacitação e Gestão das Unidades do SINE no Tocantins, Andréia Sechi, destacou que a participação do Tocantins nessa nova fase do projeto é uma oportunidade de fortalecer os serviços com base em práticas internacionais. Além da importância da integração entre capacitação, gestão e inovação para o avanço da política pública de emprego.
O diretor Regional Brasil da AFD, Dominique Hautbergue, destacou a relevância do projeto na modernização das políticas públicas de emprego. “Essa cooperação entre França e Brasil representa um modelo bem-sucedido de parceria internacional voltada para resultados concretos. O projetoCompartilhamostra que é possível adaptar boas práticas globais aos contextos locais, promovendo inclusão e eficiência no atendimento ao trabalhador brasileiro,” afirmou.
Inteligência Coletiva
Outro momento importante foi a apresentação da metodologia de trabalho de inteligência coletiva, conduzida pelo representante daExpertise France, que executa o projeto com a Agência Francesa de Desenvolvimento,Ambroise Le Moal,que detalhou como o modelo francês pode ser adaptado à realidade brasileira com base em diagnósticos locais e práticas colaborativas.
"OCompartilhaé uma oportunidade ímpar de integrar experiências e desenvolver soluções que realmente atendam às necessidades dos trabalhadores. O envolvimento ativo dos estados, como o Tocantins, é essencial para que avancemos de forma consistente na qualificação da intermediação de mão de obra", declarou o diretor de Trabalho, Emprego e Renda do MTE,Tiago Motta, ressaltando a importância da construção conjunta entre entes federativos e instituições internacionais.
Para o secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, o projeto Compartilhaé um marco no fortalecimento do Sistema Nacional de Emprego. Ao unir a expertise internacional à realidade brasileira, estamos construindo uma rede mais eficiente, conectada e preparada para oferecer oportunidades reais ao trabalhador. Essa troca de conhecimentos com a França nos dá instrumentos concretos para avançar em qualidade e inovação na intermediação de mão de obra em todo o país”, destacou.
Projeto Compartilha
Iniciado em 2023, o projeto teve sua primeira fase desenvolvida nos estados do Paraná e de Roraima, como projeto-piloto. A segunda fase, agora formalmente iniciada durante o seminário, prevê a ampliação das ações para novas unidades da federação, entre elas o Tocantins, com base nas experiências e aprendizados obtidos nos estados-piloto.
Gurupi - TO Secretários de Assistência Social e da Mulher de Gurupi cumprem agenda em Brasília com o ministro Wellington Dias e fortalecem parcerias para ampliar políticas sociais no município
Tocantins Governo do Tocantins intensifica campanha contra o trabalho infantil durante o carnaval
Gurupi - TO Gurupi recebe campanha “Pule, Brinque e Cuide” e reforça proteção de crianças e adolescentes no Carnaval
Tocantins Em Brasília, Governo do Tocantins participa de debates estratégicos no Fórum Nacional de Assistência Social
Tocantins Governo do Tocantins promove oficinas e atendimentos no retorno às aulas do Projeto Mãos que Criam
Gurupi - TO Assistência Social de Gurupi realiza ação em apoio às famílias afetadas pelas fortes chuvas
Tocantins Governo do Tocantins assegura acolhimento humanizado na Casa de Apoio Vera Lúcia com atuação integrada entre Setas e Saúde
Tocantins Governo do Tocantins garante acolhimento humanizado na Casa de Apoio Vera Lúcia por meio de serviço integrado entre Setas e Saúde
Tocantins Governo do Tocantins reforça prevenção ao trabalho escravo e defesa da dignidade humana em todo o estado